10-12-2020 - Esclarecimento Cristão sobre a prática do YOGA

Na cultura oriental, a concepção de harmonização entre a mente e o corpo é algo marcante no dia-a-dia das pessoas, que, não por acaso, praticam atividades como o YOGA, um tipo de tradição religiosa que no mundo ocidental é mais conhecido como exercícios corporais e de meditação.
Enquanto no Oriente asiático o YOGA é como uma devoção religiosa, sendo os exercícios corporais uma forma de possibilitar a elevação espiritual através da mente-corpo, no Ocidente a prática é encarada pela maioria apenas como um exercício físico e/ou meditação, o que traz muitas dúvidas aos Cristãos.
Perante tal, a questão que se impõe é: Os Cristãos podem praticar YOGA?
Convém saber que o YOGA tem as suas raízes em cosmovisões orientais e essas raízes são profundamente antagónicas no entendimento Cristão de Deus e da maneira que ele opera no mundo.
O YOGA vem do sânscrito, significando fusão ou união, e o objetivo final dessa filosofia é alcançar um equilíbrio entre a mente e o corpo, é alcançar um tipo de iluminação através do chamado mantra e de determinados tipos de exercícios físicos e posturas meditativas, e que, para isso, o YOGA faz uso da respiração, da postura, do relaxamento e da meditação, buscando alcançar uma vida equilibrada, saudável e alegre.
Visão Cristã
Na conceção do Cristianismo, da Palavra de Deus, por outro lado, não é possível alcançar elevação espiritual e “equilíbrio energético” através do YOGA, pois tais conceitos derivam de uma concepção mística do universo, também chamada de TAO, que não acredita num Deus pessoal.
A verdadeira felicidade, alegria e “despertar da consciência” está em conhecer a Jesus Cristo como Salvador e estabelecer um relacionamento verdadeiro com Ele. Neste sentido, a ideia de que é possível alcançar níveis elevados de espiritualidade por méritos próprios é completamente contrária ao que ensina a Bíblia, já que apenas Cristo pode oferecer isso.
Quando o Cristão medita deve tornar-se, progressivamente, semelhante a Cristo, contemplando a Sua glória, na Palavra, no Evangelho, através de obras práticas que o levam a ajudar outras pessoas a uma vida de transformação rumo à piedade e à glória em que Deus é a nossa alegria para sempre.
Cristianismo é isto, o que é totalmente diferente do tipo de cosmovisão que está por detrás das práticas meditativas físicas, emocionais e intelectuais que fazem parte do YOGA.
_________________________________________
NOTA de esclarecimento importante:
Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.




