• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03JULI26
Por que dividir a Bíblia corretamente?

Tema abordado por Dário Botas em 05 de julho de 2026

Carlos Oliveira 03JULI26
Therians

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de julho de 2026

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:7

Estudo realizado em 08 de julho de 2026

ver mais

07-08-2019 - Pesquisa mostra que filisteus vieram da Europa

Filisteus terão sido oriundos da Europa

 

     Os antigos filisteus, os vilões bíblicos cujas origens intrigam académicos há décadas, foram para o Médio Oriente do sul da Europa há mais de 3 mil anos, mostraram novos testes de ADN.

     As descobertas genéticas vieram de esqueletos desenterrados por arqueólogos em Israel em 2016, incluindo ossos de crianças enterrados sob casas de filisteus, escreveram os arqueólogos em um artigo publicado este mês.

     O grupo é regularmente retratado como o inimigo do povo de Israel em textos bíblicos. O gigante Golias era um filisteu, assim como Dalila, que traiu o legendário guerreiro Sansão.

     Graças à má reputação, o nome dos filisteu se tornou sinónimo de grosseria, ignorância e hostilidade à cultura.

     Mas com toda a sua proeminência, o lugar de onde eles vieram antes de se assentarem na costa do que é hoje o sul de Israel e Gaza, ainda continuava um mistério.

     Teorias variavam em afirmar que seus ancestrais eram originários do Mar Egeu, do norte da região do Levante, ou ainda de uma cultura local.

     “Nosso estudo mostrou pela primeira vez que os filisteus imigraram para essa região no século XII A.C.”, disse Daniel Master, diretor da expedição Leon Levi a Ascalão, cidade costeira onde o primeiro cemitério filisteu foi encontrado.

     “Não comprovamos isso ao mostrarmos estilos similares de cerâmica, nem ao examinarmos textos, mas ao examinarmos o ADN das pessoas”, disse Master. “Podemos ver em Ascalão o novo ADN vindo de populações imigrantes, o que muda toda essa região”.

     A equipe de Ascalão enviou mais de 100 amostras de esqueletos para o Instituto Max Plack de Ciências da História Humana, na Alemanha. ADN foi encontrado em dez indivíduos, particularmente nos ossos da parte interna da orelha, que preservaram o material por vários milhares de anos.

- in Portal Terra/Reuters

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário