• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 10JULI26
O meu "crer" é o correto?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 10 de julho de 2026

Carlos Oliveira 03JULI26
Por que dividir a Bíblia corretamente?

Tema abordado por Dário Botas em 05 de julho de 2026

Carlos Oliveira 03JULI26
Therians

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de julho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:7

Estudo realizado em 08 de julho de 2026

ver mais

14-10-2018 - Descobertas ruínas de igreja onde ocorreu o Concílio de Niceia

ruinas de igreja crista 2

 

     Arqueólogos encontraram no fundo de um lago na Turquia as ruínas do edifício de uma igreja cristã de há 1.700 anos. Há indícios que no local ocorreu o histórico Concílio de Niceia, no ano 325, em que se defendeu a divindade de Cristo.

     Mustafa Şahin, chefe de arqueologia da Universidade Bursa Uludağ, uma das principais instituições públicas de pesquisa da Turquia, afirma que a estrutura que hoje está submersa no lago Iznik foi encontrada usando fotografias aéreas.

     Şahin explica que a igreja teria sido construída nas margens do lago, quando a cidade de Iznik era conhecida como Niceia, e Istambul era chamada de Constantinopla, capital do Império Romano Oriental.

      Desde 2014, quando as primeiras fotografias aéreas foram feitas no local, a equipe de arqueólogos turcos vem trabalhando na região para tentar decifrar os segredos da basílica.

     “Quando obtive pela primeira vez as imagens do lago, fiquei bastante surpreso ao ver claramente uma estrutura de igreja”, explicou o professor Şahin.

     “Eu estava a fazer pesquisas de campo na região de Iznik [desde 2006], e não imaginava que iríamos descobrir uma estrutura tão magnífica assim debaixo d’água.” O seu pedido ao governo é que o local seja protegido e ali seja construído um museu arqueológico subaquático.

     Os prédios desse museu incluiriam uma torre com 20 metros de altura, possibilitando que as ruínas fossem vistas da costa, além de uma passadeira sobre o lago, acima do próprio local submerso. Caso os seus planos sejam aprovados, a construção pode começar este ano e será aberta aos visitantes em 2019, disse Şahin.

 

Fim da heresia

     Um terremoto em 740 d.C. destruiu as instalações da igreja e mudou a topografia do local, que agora fica a cerca de três metros de profundidade. Mergulhadores já descobriram sepulturas. Dentro delas há moedas que datam dos reinos dos imperadores romanos Valente (que governou entre 364 e 378) e Valentiniano II (375 a 392).

     A História da Igreja mostra a importância do local, onde o Imperador Constantino convocou o primeiro conselho de líderes da Igreja. O Concílio de Niceia acabou com a heresia do arianismo e sublinhou que Jesus não era “um ser criado”. Os arqueólogos acreditam que o edifício da igreja foi construído em cima de um templo pagão, dedicado a Apolo.

- in Daily Mail

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário