14-08-2018 - Pesquisa revela que terço dos crentes professos não acha importante convidar pessoas para os cultos

Levantamento mostra que mais assíduos aos cultos são os que mais convidam.
Pesquisas sobre interação social não são normativas, mas oferecem uma boa ideia sobre o comportamento humano. O LifeWay Research, instituto norte-americano voltado primordialmente para levantamentos sobre hábitos dos crentes, publicou um estudo sobre o convite à igreja como meio de evangelização.
Quase dois terços dos entrevistados disseram que convidaram pelo menos uma pessoa para visitar sua igreja nos últimos seis meses. “Essa é uma coisa bastante fácil para os crentes fazerem”, lembra Scott McConnell, diretor executivo da LifeWay Research. Ele explica que foram ouvidas 1.010 pessoas que frequentam regularmente aigreja.
O levantamento indica que 17% convidaram um conhecido, 21% convidaram dois e 25% chamaram três ou mais pessoas para irem com eles ao culto. Os demais 29% não convidaram ninguém e 9% não sabem quantos convites fizeram.
“Esse é um dado bastante importante”, avalia McConnell. “Para quase 1/3 dos crentes, convidar pessoas para a igreja não é algo importante.”
Variação conforme a denominação
Os membros de igrejas pentecostais (71%) e aqueles que frequentam igrejas não-denominacionais (69%) são mais propensos a dizer que convidaram pelo menos uma pessoa para a igreja. Ao mesmo tempo, de grupos tradicionais como luteranos (55%) e metodistas (53%) são menos dispostos.
Entre os que convidaram mais de 3 pessoas para o culto, os que mais fizeram isso foram os batistas (31%) ou das Assembleia de Deus (30%).
Frequência influencia
Outro aspecto que influencia é a frequência do crente. Quando mais as pessoas vão à igreja, maior é a probabilidade de convidar alguém para ir conjuntamente. O estudo indica que 27% das pessoas que frequentam o culto pelo menos uma vez por semana haviam convidado três ou mais pessoas. O número cai para 10% dentre aqueles que comparecem uma ou duas vezes por mês.
Quase metade (46%) dos que frequentam os cultos apenas uma ou duas vezes por mês não convidaram ninguém para acompanhá-los. Em contraste, 26% das pessoas que frequentam pelo menos um culto por semana não convidaram ninguém.
Os pesquisadores também perguntaram porque orazão os crentes entrevistados não levavam mais pessoas à igreja com eles. “Convidar os conhecidos para a igreja deveria ser comum”, disse McConnell. “Ainda assim, alguns crentes não pensam muito em convidar outras pessoas.”
Trinta e um por cento disseram “não sei” quando interrogados sobre isso enquanto 11% dizem que “não se sentem confortáveis” em fazer esse tipo de convite. Vinte por cento dizem que as pessoas recusaram o convite e isso as desanimou e 17% dizem que não conhecem ninguém para convidar. Os demais 4% dizem que essa “não é sua responsabilidade”.
- in Christianity Today




