• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 24 de junho de 2026

ver mais

12-07-10 - Carta "perdida" indecifrável de David Livingstone revelada pela primeira vez

secretletter.jpg     A BBC relata que o conteúdo de uma carta "indecifrável escrita em 1871 a partir de Bambarre no Congo pelo explorador escocês e grande missionário David Livingstone foi revelado pela primeira vez por pesquisadores da Universidade de Londres. Até agora, a Carta de Bambarre tinha sido impossível de decifrar, porque a tinta biliar de ferro utilizado na escrita se tinha desvanecido muito, mas graças ao uso de imagens espectrais, o texto é agora legível.

     Livingstone odiava o comércio de escravos, como regista a sua carta, mas ele também revela detalhes sobre sua saúde. Ele sofreu muito de uma variedade de doenças, enquanto esteve "preso como prisioneiro virtual", no Congo, incluindo a disenteria, pneumonia e "horríveis" úlceras tropicais nos pés e pernas. Ele andava à procura da nascente do rio Nilo
.

     Segundo o relato, a revelação do conteúdo da carta assinala o começo de um grande projecto que visa o diário final Livingstone 1870-71, que nunca foi publicado na sua forma original e integral. A notícia também observa que a carta de Livingstone "inclui alguns dos seus pensamentos sobre o "tráfego terrível" do comércio de escravos, que ele disse poder ser "agradável apenas ao diabo e seus anjos."

     "Se os nossos estadistas acabassem com o terrível desperdício de vidas humanas na região e reduzissem a enorme quantidade de miséria humana que o acompanha fariam bem em larga escala e causariam alegria no céu", escreveu ele.

     As perspectivas para o comércio e o Cristianismo no interior Africano, bem como informações sobre os lagos e rios da África Central constam também na carta.

Leia também:
A Vida de David Livingstone
A determinação de David Livingstone
06-01-10 - Presidente Zambiano diz que o país deve manter identidade Cristã

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário