São os Mórmones Cristãos?

As horas e os dias que se seguiram ao horrível assassinato e incêndio num serviço da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, no Michigan, não foram o momento para discutir identidades teológicas. No entanto, muitos aproveitaram a tragédia como oportunidade para oferecer a sua resposta a uma questão que tem ganho importância e controvérsia nos últimos anos: “Os Mórmones são realmente cristãos?”
O Pew Research inclui os Santos dos Últimos Dias entre “Todos os Cristãos”, juntamente com Protestantes, Católicos Romanos, Ortodoxos e Testemunhas de Jeová. Os Mórmones não só se chamam a si próprios cristãos, como o nome da sua igreja o afirma: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.”
Contudo, parafraseando Shakespeare, chamar “rosa” a uma flor não a faz cheirar tão bem. Embora o Mormonismo use conceitos e termos semelhantes aos do Cristianismo, o que é pretendido é, muitas vezes, muito diferente do que o Cristianismo ensina. Como Lukus Counterman afirmou no The Gospel Coalition, “Embora tanto os Mórmones como os cristãos históricos acreditem em ‘Jesus Cristo’, estão a referir-se a pessoas diferentes.”



