Conversão
O vocábulo conversão significa "dar meia-volta", "mudar a mente", "voltar atrás", ou voltar. É a ação humana pela qual o pecador expressa o desejo de mudar o curso da sua vida, de se voltar para Deus e viver de acordo com a lei divina. Isso inclui confissão do seu pecado a Deus, renúncia de seus pecados, abandono dos erros e maus costumes, e pecados – e aceitação de Cristo pela fé. Quando se faz isso com sinceridade, vemos que há nisso tudo a ação de Deus que é a regeneração, ou o dom da vida espiritual pelo Espírito Santo.
Muita gente, porém, imediatamente diz: "Creio em Cristo, na Igreja e na Bíblia. Não basta?"
Não, não basta, não: precisa receber de Cristo.
Posso ir até ao aeroporto. Reservei lugar no avião, e trago no bolso a passagem. O avião já está de partida. É um avião grande e poderoso. Sei que me levará ao meu destino. O alto-falante do aeroporto chama os passageiros três vezes, desejando-lhes boa viagem. Deixo de tomar o meu lugar. Eis que se fecha a porta do jato, e ele toma o lugar na pista indicada, e descola. Não estou no avião. Porquê? "Cri" no avião, mas deixei de embarcar.
É justamente isso o que faz muita gente! Crê em Deus, em Cristo, na Bíblia e na Igreja, mas na verdade tem deixado de receber a Deus no seu coração. A sua crença tem sido, quiçá, coisa impessoal e especulativa, e não tem confiado só e inteiramente em Jesus.
A Bíblia diz-nos que no instante em que O recebemos nascemos de novo. Então, a natureza de Deus entra na nossa alma, e tornamo-nos filhos de Deus em inteira e perfeita comunhão espiritual com Ele.
"... a todos quantos O [Jesus] receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no Seu nome" (João 1:12).
Billy Graham