O antídoto para o regresso ao barbarismo

Billy Graham     A palavra bondade era pouco ouvida antes da era Cristã, e a expressão homem bondoso era desconhecida. Esta elevada qualidade de caráter é produto direto da Fé Cristã.

     O mundo nestes últimos poucos anos entregou-se a um barbarismo mais que condenável. Quando se deixa de praticar o Cristianismo, sempre aumenta a rudeza e também a selvajaria. Mas toda essa aspereza – essa rudeza que se expressou numa calamitosa série de guerras terríveis e sangrentas – deixou profundas marcas nos indivíduos que compõem a sociedade humana.
 
     A nossos filhos dão-se brinquedos que falam de violência: revólveres, espingardas ou metralhadoras, tanques, bombardeiros e soldadinhos de chumbo. A média das coisas que nos divertem lisonjeia a nossa selvajaria, oferecendo-nos filmes que giram ao redor de intrigas, de assassínios, de guerras e de licenciosidade. As nossas revoltas sensacionalistas trazem ainda mais combustível à fogueira do mal, dramatizando ódios, concupiscências e as mais baixas paixões da natureza humana. E também os nossos livros de comédias e de peças cómicas não deixam de contribuir para todo esse caos moral, explorando os nossos filhinhos com cenas de violência e tornando-os igualmente brutos e intratáveis.
 
     Esse regresso ao barbarismo agora afeta todas as áreas de nossa vida social. Vizinhos vivem a questionar. Os atritos constituem o magno problema das nossas escolas, e os "grupos de guerreiros", ou de bandidos, dos nossos adolescentes são hoje séria ameaça para as nossas cidades. Pais e mães discutem e chegam às vezes a pugilatos. Os lares estão-se a desintegrar. Deputados e senadores maltratam-se nas tribunas e, no calor dos debates, deixam de manter a dignidade dos seus cargos.
 
     Porque e como toda essa selvajaria tomou conta da nossa vida social? É justamente porque nos esquecemos das palavras de Jesus, da Palavra de Deus.
 
     Temos brincado com o vício e até o temos exaltado, e temos troçado da virtude. Temos abandonado os modos bondosos e morais, e exaltamos os modos rudes, selvagens e viciosos. Temos voltado à era dos bárbaros, à era do "dente por dente", das "unhas e dentes", da "sobrevivência do mais apto" e à filosofia do "direito da força". Somos ricos de conhecimentos, mas pobres de compreensão e sabedoria; ricos nas técnicas guerreiras, mas lamentavelmente deficitários em bondade, mansidão e fé. Individualmente, somos verdadeiras fábricas de ressentimentos, de irritações, de amarguras e de frustrações!
 
     A Bíblia diz: "mas a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia" (Tiago 3:17).
 
     Tenho visto homens endurecidos, ríspidos e violentos abrir os seus corações pela fé, recebendo Cristo como seu Salvador pessoal e tornando-se bons, pacientes e misericordiosos.
 
     Lembro-me de que, quando estive em Londres, a Companhia Ford ter posto à nossa disposição dois carros novos e ter destacado dois motoristas para conduzir o nosso grupo aos vários locais de reunião. Um desses motoristas era pessoa de gestos e atitudes rudes, que aprendera quase tudo quanto de rude o mundo pode oferecer. Assistia às reuniões e acompanhava tudo maquinalmente e com aquele desinteresse de profissional. Certa noite, porém, sentiu-se arrastado até à sala dos conselheiros espirituais, e decidiu-se por Cristo. Creio que jamais se viu tão radical mudança como a que nele se processou! Aquela sua dureza de modos desapareceu por completo; aquele verniz de indivíduo sofisticado derreteu-se inteiramente. Era agora uma nova criatura! Abandonou por completo a literatura picante e imoral e começou a decorar o Novo Testamento, tendo-se tornado num verdadeiro Cristão, homem bom. "O fruto do Espírito é: ... bondade" (Gálatas 5:22 e 23).

Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Simões 18JAN26
Rigor

Tema abordado por Carlos Simões em 18 de janeiro de 2026

Carlos Oliveira 16JAN26
O luxo e o lixo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de janeiro de 2026

Lucas Quental 11JAN26
Um ano com propósito

Tema abordado por Lucas Quental em 11 de janeiro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:11,12

Estudo realizado em 14 de janeiro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário