Somos mais do que corpo
Devemos nos apiedar daquele que, estando em grande necessidade, não a percebe. Lembremos de Sansão. Achando-se no vale de Soreque, cercado pelos chefes dos filisteus, "não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele" (Juízes 16:20).
Já se disse com grande razão que "o maior ignorante é aquele que nada sabe e não percebe que nada sabe", o maior enfermo é aquele que tem uma enfermidade fatal e não percebe isso, e o mais pobre deste mundo é aquele que nada possui e pensa que é rico."
O que havia mais para se lamentar nos fariseus não era a hipocrisia deles e sim o desconhecimento de quão pobres eram aos olhos de Deus. Há sempre algo de patético na pessoa que pensa ser rica quando é realmente pobre, que pensa que é boa quando é realmente má e vil, que julga ser intruída ou preparada quando não passa de uma analfabeta.
Jesus contou-nos a dramática história dum homem que baralhou as suas ideias a respeito da pobreza e da riqueza. Tal homem, num solilóquio, todo cheio de si mesmo, certa noite, dizia: "Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga" (Lucas 12:19).
Nunca lhe ocorrera que a alma não se alimenta de bens materiais e que não é com carne e vinho que se sustenta o coração. Justamente por causa da sua estupidez e por haver dado maior importância às coisas materiais, Deus disse-lhe naquela mesma noite: "Louco" (Lucas 12:20). E a todos quantos em qualquer tempo se virem tentados a arrazoar falsamente como aquele homem, Deus diz: "Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus" (Lucas 12:21).
Leitor amigo, tem um corpo com olhos, ouvidos, nariz, mãos e pés. O seu corpo tem desejos e apetites legítimos: apetece-lhe comer e beber, tem apetite sexual, apetite de companheirismo ou associação.
Mas a Bíblia diz-lhe que somos mais do que corpo. É também alma vivente! A sua alma foi criada à imagem e semelhança de Deus. Assim como o seu físico tem certas características e apetites, também a sua alma os tem. Os característicos da alma são a personalidade, a inteligência, a consciência e a memória. A sua alma anseia por paz, contentamento e felicidade.
Neste mundo em que vivemos, costumamos dar maior atenção à satisfação dos apetites corporais e quase nenhuma aos da alma. Por isso somos unilaterais. Engordamos física e materialmente, ao passo que espiritualmente nos tornamos magros, fracos e anémicos.
A alma, criada à imagem e semelhança de Deus, não se satisfaz completamente enquanto não conhece bem a Deus. E somente Deus pode satisfazer os profundos desejos, aspirações e apetites de nossa alma.
Billy Graham
Artigo relacionado:



