Somos mais do que corpo

Billy Graham     Devemos nos apiedar daquele que, estando em grande necessidade, não a percebe. Lembremos de Sansão. Achando-se no vale de Soreque, cercado pelos chefes dos filisteus, "não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele" (Juízes 16:20).

     Já se disse com grande razão que "o maior ignorante é aquele que nada sabe e não percebe que nada sabe", o maior enfermo é aquele que tem uma enfermidade fatal e não percebe isso, e o mais pobre deste mundo é aquele que nada possui e pensa que é rico." 
 
     O que havia mais para se lamentar nos fariseus não era a hipocrisia deles e sim o desconhecimento de quão pobres eram aos olhos de Deus. Há sempre algo de patético na pessoa que pensa ser rica quando é realmente pobre, que pensa que é boa quando é realmente má e vil, que julga ser intruída ou preparada quando não passa de uma analfabeta. 
 
     Jesus contou-nos a dramática história dum homem que baralhou as suas ideias a respeito da pobreza e da riqueza. Tal homem, num solilóquio, todo cheio de si mesmo, certa noite, dizia: "Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga" (Lucas 12:19). 
 
     Nunca lhe ocorrera que a alma não se alimenta de bens materiais e que não é com carne e vinho que se sustenta o coração. Justamente por causa da sua estupidez e por haver dado maior importância às coisas materiais, Deus disse-lhe naquela mesma noite: "Louco" (Lucas 12:20). E a todos quantos em qualquer tempo se virem tentados a arrazoar falsamente como aquele homem, Deus diz: "Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus" (Lucas 12:21). 
 
     Leitor amigo, tem um corpo com olhos, ouvidos, nariz, mãos e pés. O seu corpo tem desejos e apetites legítimos: apetece-lhe comer e beber, tem apetite sexual, apetite de companheirismo ou associação. 
 
     Mas a Bíblia diz-lhe que somos mais do que corpo. É também alma vivente! A sua alma foi criada à imagem e semelhança de Deus. Assim como o seu físico tem certas características e apetites, também a sua alma os tem. Os característicos da alma são a personalidade, a inteligência, a consciência e a memória. A sua alma anseia por paz, contentamento e felicidade. 
 
     Neste mundo em que vivemos, costumamos dar maior atenção à satisfação dos apetites corporais e quase nenhuma aos da alma. Por isso somos unilaterais. Engordamos física e materialmente, ao passo que espiritualmente nos tornamos magros, fracos e anémicos. 
 
     A alma, criada à imagem e semelhança de Deus, não se satisfaz completamente enquanto não conhece bem a Deus. E somente Deus pode satisfazer os profundos desejos, aspirações e apetites de nossa alma.
 
Billy Graham
 

Artigo relacionado:

Como está a sua alma?

Sermões e Estudos

Carlos Simões 18JAN26
Rigor

Tema abordado por Carlos Simões em 18 de janeiro de 2026

Carlos Oliveira 16JAN26
O luxo e o lixo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de janeiro de 2026

Lucas Quental 11JAN26
Um ano com propósito

Tema abordado por Lucas Quental em 11 de janeiro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:11,12

Estudo realizado em 14 de janeiro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário