O segredo da felicidade
Há pessoas que afirmam que a nossa atitude mental para com a vida precisa ser modificada: "Se pensarmos rectamente, andaremos rectamente." Para essas pessoas o problema do mal é psicológico, e dizem: "Pense de maneira positiva." "Como o homem pensa no seu coração, assim ele é".
Isto é coisa muito boa, e simpatizo muito com todos quantos tentam por meios psicológicos levar a humanidade a melhores atitudes mentais. E isso também encoraja àqueles que dizem – "Muito bem! Muito bem! Podemos nos ajudar a nós mesmos, como sempre vínhamos pensando." Assim, espalha-se pelo mundo hodierno o "Ajude-se a si mesmo, ou auto-ajuda", e a muitos se diz que, para se ser feliz, tudo que se tem de fazer é ter "pensamentos felizes".
Todavia, Deus diz que a nossa necessidade se assenta bem mais além e mais fundo do que na nossa mente. Jesus não nos diz: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus"?
A pureza de coração não é produzida por sugestão mental, nem pelo meio em que vivemos, nem pela educação ou instrução. É um milagre operado pelo próprio Deus. A Bíblia diz: "Eu vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo, e tirarei o coração de pedra da vossa carne" (Ezequiel 36:26).
A pureza de coração é resultado de um renascimento, um milagre, uma nova criação. É, como diz a Bíblia: "Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:13).
Precisa de um coração novo, limpo, perdoado, e justificado! E esse coração só pode ser recebido como um acto de Deus, na base da morte de Cristo na cruz.
Um professor de escola dominical certa vez disse a uma classe de meninos e meninas que para Deus nada é impossível. Um deles objectou dizendo que conhecia uma coisa que Deus não podia fazer.
"Que pode ser isso ?" – perguntou, atónito, o professor.
E o menino respondeu: "Sei que Deus não pode ver os meus pecados através do sangue de Jesus Cristo." Quando de modo apropriado confessamos e abandonamos os nossos pecados, e pela fé recebemos a Cristo em nosso coração, recebemos de Deus um novo coração. Só daí é que podemos ser chamados de "puros de coração". Só daí podemos conhecer o segredo da felicidade!
Billy Graham



