A sabedoria deste mundo
“Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?” (1 Cor. 1:20).
Este desafio foi lançado ao mundo intelectual de há vinte séculos, tão famoso pela sua filosofia, literatura e arte. Estas palavras não advêm de alguém a quem faltava as benesses da mais elevada erudição. Pelo contrário, fluíram da pena de um dos homens mais eruditos, um dos maiores pensadores de todos os tempos: o Apóstolo Paulo. Mais do que isto, elas encontram-se no Livro dos livros, a Bíblia, que tem resistido, não com dificuldade, mas de forma esplendorosa e brilhante, a todos os ataques de milhares de críticos ao longo do tempo dos séculos. Este livro diz:
“Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus …” (1 Cor. 3:19).
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria …” (Prov. 9:10).
Actualmente, os “intelectuais” de qualquer era são os que pactuam com as teorias dos que concordam entre si de que são intelectuais! Diverge deles e serás automaticamente ostracizado e estigmatizado como ignorante!
“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
“E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
“Para que nenhuma carne se glorie perante Ele” (1 Cor. 1:27-29).
Cornelius R. Stam



