A loucura dos ateus - pense bem

«Disse o néscio no seu coração: Não há Deus …» (Sal.14.1).
O credo do louco é, «Não há Deus». De facto ele não deseja que Deus exista, pois diz isso «no seu coração», a sede dos desejos. Por isso nega a Sua existência.
A atitude dele é irracional. Primeiro de tudo reivindica para si mesmo omnisciência, pois diz, "Eu sei tudo. Não é possível que possa existir um Deus para além das fronteiras do meu conhecimento." Depois, com essa afirmação, ele reivindica para si omnipresença, pois afirma, "Eu estou presente em todos os lugares ao mesmo tempo, e não é possível que Deus possa existir em qualquer lugar no universo sem meu conhecimento". Mais, esta atitude ignora as maravilhas de Deus na criação - a imensidão do universo, o admirável movimento preciso dos planetas, a maravilhosa aptidão da terra para suster a vida, o intrincado desígnio do corpo humano, a fantástica complexidade do cérebro humano e das extraordinárias propriedades da água e do solo.
Tomemos por exemplo a aptidão da terra para suster a vida:
"A terra roda no seu eixo aproximadamente 1600 Kms por hora. Se rodasse 160 Kms por hora, os nossos dias e as nossas noites seriam 10 vezes maiores, e o nosso planeta alternaria entre o escaldar e o gelar. Sob tais condições a vegetação não poderia viver!
Se a terra fosse tão pequena como a lua, o poder da gravidade seria demasiado fraco para reter atmosfera suficiente para as necessidades do homem; mas se fosse tão grande como Júpiter, Saturno, ou Urano, a gravidade em demasia tornaria os movimentos humanos quase impossíveis. Se estivéssemos tão próximos do sol quanto Vénus, o calor seria insustentável; se estivéssemos tão longe quanto Marte, experimentaríamos neve e gelo todas as noites, mesmo nas regiões mais quentes. Se os oceanos tivessem metade da sua presente dimensão, receberíamos apenas um quarto da pluviosidade que temos presentemente. Se fossem maiores um oitavo, a nossa precipitação anual aumentaria 4 vezes, e a Terra tornar-se-ia num vasto pântano inabitável.
A água solidifica a 0º. Todavia seria desastroso se os oceanos gelassem a essa temperatura, pois não haveria o degelo necessário, e o gelo acumular-se-ia ao longo dos séculos! Para impedir tal catástrofe, Deus colocou sal nos mares para alterar o ponto de solidificação da água."
A possibilidade de tudo isto acontecer por acaso é uma impossibilidade. É por isso que a Bíblia diz que os ateus são loucos.



