A verdade está morta?

 RELATIVISMO

 

     Quando os jovens radicais da década de 1960 se tornaram na nova geração de professores, políticos e líderes culturais, eles trouxeram consigo um sistema de valores desprovido de verdade absoluta.

     "Os radicais tornaram-se na nova norma, e a nova norma era basicamente que os absolutos morreram", escreveu a Decision Magazine. “Uma pessoa tem que conceber a sua própria vida num sistema de crenças assim. E agora, passou cerca de meio século desde esse tempo e cantam de galo. A América perdeu o seu rumo”.

     Na era digital, a morte dos absolutos é especialmente perigosa, porque “a capacidade de armar a rebelião através dos media e da tecnologia é muito mais fácil”.

      “Atualmente uma declaração pode num minuto chegar a um milhão de pessoas. E as pessoas más irão aproveitar isso”, acrescentando que a Internet é a nova Torre de Babel, encolhendo o globo com a capacidade de multiplicar o bem ou o mal.

     Num mundo assim, os Cristãos devem ter um entendimento aguçado da sua cultura, a fim de levar o Evangelho àqueles que precisam dele de um modo que a comunicação com eles se consiga.

     “Qual é a estrada romana de hoje? Qual é a língua grega de hoje? Paulo foi capaz de aproveitar essas duas realidades da estrada romana e da língua grega para chegar onde queria e estabelecer a igreja”.

     Ao conversar com os jovens, a maioria admitirá, se suficientemente pressionada, que existem verdades morais, mas eles não têm nada sobre que basear essas crenças, exceto nas suas instituições.

     “Estamos a viver uma época em que as pessoas estão a ouvir com os olhos e a pensar com os seus sentimentos. Temos que aproveitar essas duas vias.”

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Simões 18JAN26
Rigor

Tema abordado por Carlos Simões em 18 de janeiro de 2026

Carlos Oliveira 16JAN26
O luxo e o lixo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de janeiro de 2026

Lucas Quental 11JAN26
Um ano com propósito

Tema abordado por Lucas Quental em 11 de janeiro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:11,12

Estudo realizado em 14 de janeiro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário