Mas agora

crstam.jpg    As palavras “mas agora” encontram-se em muitos lugares na Bíblia, mas a maioria das vezes nas epístolas de Paulo.

   Estas duas palavras são profundamente significativas, pois indicam uma mudança no programa. Se a minha secretária está a transcrever algum ditado e eu digo: “Mas agora gostaria de escrever uma carta,” isto indica uma mudança no programa.

     O mesmo se passa com esta frase que encontramos em Rom. 3:21:

     “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus ...”

     Antes desta altura o povo de Deus estava debaixo da Lei. Não havia outra forma de aproximação a Ele.

     Mas apesar de debaixo da Lei, eles transgrediam-na constantemente, de modo que aqueles que buscavam a salvação pela Lei ficavam, diante de Deus, condenados e não justificados. Assim o Apóstolo diz no versículo 20:

     “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

     “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus ...” (Ver. 21).

     Como é que pode ser isto? Como é que um homem pode ser declarado justo à parte da Lei? A resposta, a única resposta é, pela graça por meio da fé em Cristo.

     Apesar de perfeito e sem pecado, Cristo morreu pelo pecado. Que pecado? O seu e meu. Daí Paulo declarar em Actos 13:38,39:

     “Seja-vos pois notório, varões irmãos, que por Este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados por Ele é justificado todo aquele que crê.”

     “Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Rom. 3:28). 

 Cornelius R. Stam
in Two Minutes With The Bible

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário