O Criador de todos feito pecado por nós

crstam.jpg     É emocionante percorrer o Novo Testamento e descobrir a palavra “feito,” observando como o Senhor Jesus Cristo, o grande Criador de todos, Se humilhou a Si mesmo, morreu na cruz do Calvário e ressuscitou de entre os mortos para salvar, justificar e glorificar os pecadores.

     Paulo diz de Cristo: “… tudo foi criado por Ele e para Ele” (Col. 1:16), e João acrescenta por inspiração: “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez … o mundo foi feito por Ele” (João 1:3,10).

     Quão maravilhoso é, então, que Ele, o Criador de todos, se tornasse um connosco – sim, um de nós! João diz-nos de novo que o Criador de todos “Se fez carne” (João 1:14) e Paulo declara que “… vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido [ou, feito] de mulher, nascido [ou, feito] sob a lei … (Gál. 4:4), para que aniquilando-Se “… a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se [fosse feito] semelhante aos homens” (Fil. 2:6,7). Na sua carta aos hebreus ele acrescenta que Cristo foi “feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte” (Heb. 2:9). Mais do que isso, ele declara que o nosso Senhor foi feito “maldição por nós” (Gál. 3.13) para nos remir da maldição da lei, e que Deus “O fez pecado por nós …” (2 Cor. 5:21).

     Assim, num golpe único, no Calvário, o nosso Senhor, o grande Criador, suportou o castigo do pecado que teria mergulhado o mundo no inferno, “pelo que também Deus O exaltou soberanamente” (Fil. 2:9), “ressuscitando-o dos mortos, e pondo-o à Sua direita nos céus, acima de todo [tudo] …” (Efé. 1:20,21). “a esse Jesus, … Deus o fez Senhor e Cristo”
(Act. 2:36) de modo que agora Ele foi “feito mais sublime do que os céus” (Heb. 7:26).

     Como resultado o crente mais simples neste poderoso Salvador é “tornado [ou feito] agradável a Si no Amado” (Efé. 1:6) e feito “assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Efé. 2:6). Ele é feito “justiça de Deus” n’Ele (2 Cor. 5:219, “para que, sendo justificados pela Sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” (Tito 3:7).  

em Two Minutes With The Bible (Dois Minutos Com a Bíblia)
Cornelius R. Stam

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário