Coisas novas e velhas

crstam.jpg     Quando o nosso Senhor terminou o Seu discurso familiar sobre “os mistérios do reino dos céus,” Ele disse:

     “…POR ISSO, TODO O ESCRIBA INSTRUÍDO ACERCA DO REINO DOS CÉUS É SEMELHANTE A UM PAI DE FAMÍLIA, QUE TIRA DO SEU TESOURO COISAS NOVAS E VELHAS” (Mat. 13:52).

   Uma nova era tinha acabado de despontar na história do mundo. Uma nova mensagem estava a ser proclamada. João baptista tinha começado a proclamar: “Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus!” e o Senhor Jesus e os doze assumiram a mesma mensagem.

     Alguns escutaram avidamente, outros voltaram as costas – entre eles muitos dos escribas, os ensinadores da Bíblia da época. Eles não recebiam bem qualquer novo ensino. No entanto a mensagem de Cristo sobre o reino de forma alguma estava em conflito com as Escrituras do Velho Testamento. Na realidade, estava baseada no Velho testamento e era confirmada por ele. Foi por isso que o Senhor recordou aos Seus ouvintes que o verdadeiro escriba tiraria do tesouro das Escrituras, tanto coisas novas como velhas.

     Como esta lição é hoje necessária! Alguns rejeitam tesouros preciosos da Bíblia, afirmando que são velhos e ultrapassados. Outros, apesar de se apegarem tenazmente às velhas verdades, rejeitam luz nova. Apesar dos meros professos da religião muitas vezes colocarem de parte as velhas verdades com a reclamação de que estão gastas, os verdadeiros professos muitas vezes rejeitam luz nova simplesmente porque é nova. Eles competem uns com os outros para serem ortodoxos, em vez de competirem para descobrir mais luz da Palavra de Deus inesgotável.

     Será possível que tenhamos drenado totalmente o Poço das Escrituras, deixando-o seco? Não haverá mais pedras preciosas na Mina inesgotável? Algum de nós recebeu toda a luz que resplandece das Sagradas Escrituras?

     Então, custe o que custar, mantenhamo-nos a cavar nas Escrituras, para que quando ministrarmos aos outros podermos apresentar as coisas divinas da Casa do tesouro – tanto coisas novas como velhas.

 Cornelius R. Stam
in Two Minutes With The Bible

Sermões e Estudos

Peter Cerqueira 23SET26
Alianças bíblicas versus Aliancismo (Parte 6)

Tema abordado por Peter Cerqueira em 23 de setembro de 2026

Fernando Quental 20SET26
Educar com coragem

Tema abordado por Fernando Quental em 20 de setembro de 2026

Carlos Oliveira 18SET26
Miragem e utopia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 02 de setembro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário