A fidelidade de Deus e a nossa

crstam.jpg     Muitas pessoas supõem que a salvação é a recompensa de Deus para os que fazem o possível por viver vidas boas. Isto não é assim, pois a Palavra de Deus diz dos que são salvos:

     “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” (2 Tim. 1:9).

     Referindo-se a esta “salvação que está em Cristo Jesus”, Paulo diz: “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos” (2 Tim. 2:10,11).

     Por outras palavras: O crente, quando viu o Calvário correctamente, “morreu com Cristo.” Ao ver a cruz, disse: “Esta não é a morte de Cristo. Ele não era pecador. Ele não tinha que morrer nenhuma morte. Ele morreu a minha morte!” E assim, pela fé, ele é “crucificado com Cristo” (Gál. 2:20). O castigo de todos os seus pecados foi completamente pago, pois ele morreu – em Cristo, e assim também ressuscitou com Ele “para andar em novidade de vida” (Rom. 6:3,4).

     Tudo isto é obra de Deus, e só agora o crente está em posição de fazer boas obras que agradem a Deus. Assim o apóstolo escreve acerca dos crentes, em 2 Tim. 2: “Se sofrermos, também com Ele reinaremos; se O negarmos, também Ele nos negará” (Ver. 12). Quando o serviço dos crentes for passado em revista alguns, na verdade, “receberá galardão,” mas outros sofrerão “detrimento,” apesar de serem salvos “todavia como pelo fogo” (1 Cor. 3:14,15).

     Será profundamente embaraçoso, naquele dia, os crentes infiéis encararem de mãos vazias Aquele que deu, Ele próprio, o Seu tudo, para os salvar. No entanto a salvação é pela graça, portanto o Apóstolo apressa-se a concluir a sua declaração em 2 Tim. 2, com as palavras:

     “Se formos infiéis, Ele permanece fiel: não pode negar-Se a Si mesmo” (Ver. 13).

     Por conseguinte as nossas recompensas como crentes dependem da nossa fidelidade, mas a nossa salvação, graças a Deus, depende da Sua!

em Two Minutes With The Bible (Dois Minutos Com a Bíblia)
Cornelius R. Stam

Sermões e Estudos

Cleiton Menor e Jeremy Clark 01NOV26
Manifestação da graça de Deus

Tema abordado por Jeremy Clark em 01 de novembro de 2026

Carlos Oliveira 30OUT26
Telepatia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 30 de outubro de 2026

Cleiton Menor 28OUT26
Assumindo a nossa missão

Tema abordado por Cleiton Menor em 28 de outubro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8,9

Estudo realizado em 14 de outubro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário