Viciado em Deus, ou na Sua Palavra?

Carlos M. Oliveira

 

Há quem pense que para além de haver viciação na bebida, na droga, no sexo, nas redes sociais, etc., também se pode ser viciado em Deus e na Sua Palavra. Será verdade?

A relação da alma humana com Deus e a Sua Palavra não é uma imperfeição, um defeito, uma falta que torne a pessoa imprópria para o fim a que se destina, antes pelo contrário, porém é isso que define o vício. Não se trata de sensualidade, lascívia, carnalidade, bem pelo contrário, porém estes são alguns dos pecados que assinalam o vício. Não é uma disposição ou tendência habitual para o mal opondo-se à virtude, porém é isso que retrata o vício. Não é uma ação indecorosa que se pratique por hábito, porém é essa a ação do vício. Não se trata de um hábito desnecessário, supérfluo, dispendioso e nocivo, porém é isso que caracteriza o vício. Não se trata de um costume censurável, condenável, porém é isso que desencadeia o vício. Não é depravação, desmoralização, corrução, porém é essa a natureza do vício.

A relação da alma humana com Deus nunca será prejudicial, exagerada, perniciosa. A relação da alma humana com Deus é a maior perfeição, espiritualidade, bem, decoro, decência, necessidade, importância, conveniência, ganho que se pode ter.

A dependência pode ser vício, mas também pode ser virtude. Sim, os extremos sempre se tocaram, contudo a dependência de Deus não é vício, porém a maior virtude que podemos nutrir e exibir. Depende de Deus!

 

- C.M.O.

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário