São Deus e Satanás adversários iguais?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Será que Deus e Satanás são adversários iguais? Às vezes sinto que Satanás está em vantagem. – G.S.
Resposta: Satanás não é igual a Deus em poder, em presença, nem em qualquer outro aspecto. Satanás é um anjo decaído, não um deus decaído. Satanás está sob a autoridade de Deus (como vemos na história de Jó). Satanás teve de receber permissão para provar Jó, e o propósito do Senhor é produzir bem a partir das provações e aflições que Satanás tenta colocar no caminho do crente. Mais do que tudo, Satanás deseja usurpar a majestosa e poderosa glória do Deus Todo-Poderoso.
Os Evangelhos registam um episódio da vida do Senhor Jesus em que Ele estava a ler as Escrituras numa sinagoga. Inesperadamente, um homem possesso por um demónio levantou-se e começou a gritar. Satanás estava a tentar perturbar a reunião, pois não queria que aqueles que ouviam Jesus aprendessem sobre o reino de Deus e as verdades da vida eterna. Imediatamente, o Senhor expulsou o demónio, demonstrando assim a Sua autoridade absoluta sobre o mundo espiritual. Aqueles que observavam, e que já tinham sido tocados pelo ensino do Senhor Jesus Cristo, ficaram impressionados com o Seu poder (ver Marcos 1:21–27). Aquilo que Satanás tentou fazer para impedir o Senhor acabou por servir os próprios propósitos de Deus.
Satanás tenta afastar-nos do caminho do progresso espiritual e procura destruir o nosso testemunho cristão. É por isso que a Bíblia nos adverte para não ignorarmos os métodos de Satanás (ver 2 Coríntios 2:11). As Escrituras encorajam-nos com estas palavras: “Graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo” (2 Coríntios 2:14).
Nunca te esqueças: o objectivo de Satanás é afastar-nos de Deus. Devemos orar para desejarmos estar no centro da Sua perfeita vontade.
- Billy Graham



