Não deveríamos aprender com aqueles que viveram muitos anos?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Tenho ficado admirado ao ver o impacto que um jovem como Charlie Kirk deixou na sociedade, e assisti a muitos vídeos em que ele exalta as pessoas mais velhas da sua vida, dizendo que aprendeu imenso com elas. De facto, Charlie chamou-se a si próprio uma “alma velha”. Achei isso triste até perceber que Charlie estava grato por se sentar aos pés dos idosos e aprender com a sua sabedoria e experiências. Não é este um princípio bíblico? E não deveríamos incutir este desejo nos nossos filhos — aprender com aqueles que viveram muitos anos? — L.E.
Resposta: O Antigo Testamento está repleto de exortações à memória, dizendo: “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade” (Isaías 46:9). A sociedade atual pode não gostar da palavra , mas os jovens pagam pequenas fortunas por calças de ganga que parecem velhas. Os coleccionadores atribuem o maior valor às antiguidades precisamente porque são… velhas! Outros compram carros antigos [velhos]em mau estado, restauram-nos e depois conduzem-nos orgulhosamente pela estrada, exibindo… o antigo.
Os dias em que os idosos eram admirados, respeitados e vistos como exemplos parecem ter desaparecido. Isto não deveria ser assim. A Bíblia tem muito a dizer acerca das gerações mais velhas e ensina que as gerações mais novas devem respeitá-las e aprender com elas. Deus exorta o ser humano a consagrar a sua vida a Ele desde a juventude, pois Ele dará sentido à vida e o guiará ao longo do caminho, enquanto desfruta das bênçãos que Ele concede.
Recordar aquilo que Deus diz é importante. Também nos é dito que Deus pode escolher não Se lembrar. Àqueles que se arrependem e recebem Cristo como Salvador, Deus declara: “Dos seus pecados não Me lembrarei mais” (Jeremias 31:34). Esta é uma promessa maravilhosa do Senhor, que pertence a todos os que Lhe obedecem e vivem para Ele.
- Billy Graham



