A memorização das Escrituras não é mais valiosa?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaPlaneava implementar um programa de memorização da Bíblia para crianças numa grande igreja. O meu entusiasmo foi travado quando fui informado de que deveria desenvolver actividades de entretenimento que trouxessem benefícios para a saúde física, como a organização de eventos desportivos. Eu esperava desenvolver a mente das crianças, não um programa de educação física. Não é a memorização das Escrituras mais valiosa? – D.T.

Resposta: Infelizmente, a nossa cultura foi treinada para o entretenimento. Há mais pessoas que conhecem as palavras de um anúncio de televisão do que as palavras da Bíblia. Existem muitos exemplos de pessoas que encontraram formas de ensinar a Palavra de Deus às crianças. Uma querida professora passava uma lanterna de mão em mão enquanto as ajudava a memorizar Mateus 5:14–15. Isso causou uma profunda impressão nas crianças acerca de serem uma luz para o mundo.

     Contar histórias de heróis cristãos também cria imagens vivas. Uma querida missionária chinesa foi presa durante a Segunda Guerra Mundial. Ela conseguiu levar consigo um Evangelho de João, algo proibido. Quando se deitava, puxava os cobertores sobre a cabeça e memorizava um versículo por noite. Isto durou três anos. Quando os prisioneiros foram libertados, a maioria saiu arrastando os pés, mas a missionária estava tão animada que alguém comentou que ela devia ter sofrido uma lavagem cerebral. Um repórter da revista , que a tinha entrevistado, disse: «Ela sofreu mesmo uma lavagem cerebral. Deus lavou-lhe o cérebro.»

     Outros que sofreram disseram que, por vezes, apenas conseguiam recordar pequenas partes da Escritura. Uma mulher, ao receber más notícias, repetia vezes sem conta: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (ver Filipenses 4:13).

     Memorizar a Palavra de Deus é um dom que continua a dar frutos. Devemos lê-la, estudá-la e memorizá-la.

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 25JAN26
Evangelho e Evangelhos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 25 de janeiro de 2026

Carlos Oliveira 23JAN26
Uma palavra aos céticos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de janeiro de 2026

Carlos Simões 18JAN26
Rigor

Tema abordado por Carlos Simões em 18 de janeiro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:11,12

Estudo realizado em 21 de janeiro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário