A memorização das Escrituras não é mais valiosa?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Planeava implementar um programa de memorização da Bíblia para crianças numa grande igreja. O meu entusiasmo foi travado quando fui informado de que deveria desenvolver actividades de entretenimento que trouxessem benefícios para a saúde física, como a organização de eventos desportivos. Eu esperava desenvolver a mente das crianças, não um programa de educação física. Não é a memorização das Escrituras mais valiosa? – D.T.
Resposta: Infelizmente, a nossa cultura foi treinada para o entretenimento. Há mais pessoas que conhecem as palavras de um anúncio de televisão do que as palavras da Bíblia. Existem muitos exemplos de pessoas que encontraram formas de ensinar a Palavra de Deus às crianças. Uma querida professora passava uma lanterna de mão em mão enquanto as ajudava a memorizar Mateus 5:14–15. Isso causou uma profunda impressão nas crianças acerca de serem uma luz para o mundo.
Contar histórias de heróis cristãos também cria imagens vivas. Uma querida missionária chinesa foi presa durante a Segunda Guerra Mundial. Ela conseguiu levar consigo um Evangelho de João, algo proibido. Quando se deitava, puxava os cobertores sobre a cabeça e memorizava um versículo por noite. Isto durou três anos. Quando os prisioneiros foram libertados, a maioria saiu arrastando os pés, mas a missionária estava tão animada que alguém comentou que ela devia ter sofrido uma lavagem cerebral. Um repórter da revista , que a tinha entrevistado, disse: «Ela sofreu mesmo uma lavagem cerebral. Deus lavou-lhe o cérebro.»
Outros que sofreram disseram que, por vezes, apenas conseguiam recordar pequenas partes da Escritura. Uma mulher, ao receber más notícias, repetia vezes sem conta: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (ver Filipenses 4:13).
Memorizar a Palavra de Deus é um dom que continua a dar frutos. Devemos lê-la, estudá-la e memorizá-la.
- Billy Graham



