Devo responder às crianças sobre o Senhor Jesus Cristo?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Sou professor do ensino básico e, quando o Natal se aproxima, as crianças fazem algumas perguntas interessantes sobre o Senhor Jesus Cristo. Muitas delas não vêm de lares estáveis e frequentemente não têm a segurança de poder fazer perguntas. Não que eu tenha todas as respostas, mas quero responder às crianças o melhor que puder; porém, receio que levem para casa respostas que possam não ser bem-recebidas. Devo deixar que isto me impeça de falar com elas a este respeito? – T. H.
Resposta: Quando as crianças perguntam acerca de Deus, devemos fazer o nosso melhor para responder de forma simples e honesta, em termos que elas consigam compreender. Elas conseguem fazer as perguntas mais extraordinárias sobre Deus e o Céu! E quando o fazem, não devemos ignorá-las nem agir como se as suas perguntas não fossem importantes – porque são.
As crianças podem não captar respostas profundas e complicadas, mas só porque não conseguem entender tudo sobre Deus, não significa que não possam entender algo acerca d’Ele. Hoje em dia, as crianças são expostas cedo à tecnologia e aprendem-na com enorme rapidez; absorvem mais do que imaginamos. Afinal, a maioria dos adultos não compreende totalmente a eletricidade, mas isso não nos impede de ligar automaticamente um interruptor de luz.
Não é invulgar que os adultos fiquem sem respostas antes de as crianças ficarem sem perguntas. Agradeça o interesse delas pelas coisas espirituais, deixando-as saber o quanto Deus as ama. Elas podem começar a aperceber-se disso observando como outros vivem para Ele.
Jesus disse aos Seus discípulos para deixarem as crianças vir até Ele, e séculos depois Ele continua a abrir-lhes os braços. Que nós façamos o mesmo, enquanto oramos para que Deus nos ajude a mostrar a Sua delicadeza a vidas jovens e impressionáveis. Confiar no Pai Celestial para nos guiar e dar sabedoria através da Sua Palavra é muito importante. “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos…” (Deuteronómio 6:6–7).
- Billy Graham



