Como posso justificar trazer filhos ao mundo no estado em que ele se encontra?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaTenho lido bastante sobre Charlie Kirk a incentivar o casamento e a formação de famílias. Elon Musk desafia os americanos a terem mais filhos porque a nossa população está a diminuir. Isto pode soar terrível, mas não consigo justificar trazer crianças ao mundo no estado atual em que este se encontra — o mal rege a ordem do dia. Eu ficaria em trauma perpétuo se estivesse a tentar criar filhos na sociedade de hoje. – S. D.

Resposta: Um estudo da história mundial revela que não existe um único período em que as condições tenham sido ideais. Mesmo quando as circunstâncias sociais e políticas têm sido razoavelmente boas, o mundo tem sido devastado por desastres naturais, pragas e guerras. Apesar de a medicina moderna ter removido muitas das coisas que ameaçavam a vida apenas há uma ou duas gerações, a tecnologia moderna desenvolveu armas de destruição maciça capazes de eliminar civilizações inteiras. Mas, felizmente, Deus controla o futuro.

     A Bíblia dá muitos exemplos de tempos difíceis. O povo judeu foi levado cativo e enfrentou um futuro sombrio. Muitos deles devem ter feito a mesma pergunta, mas Jeremias disse-lhes: “Tomai mulheres e gerai filhos e filhas; tomai mulheres para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos ali e não vos diminuais. …Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:6, 11) Deus é Senhor sobre o futuro, bem como sobre o passado e o presente.

     Isto não significa que tudo será fácil na vida. Mas a nossa responsabilidade é clara: se Deus nos dá filhos, devemos fazer tudo o que pudermos para os fortalecer espiritualmente, para que também eles possam enfrentar o futuro com uma esperança confiante em Deus e ser um exemplo para os outros. As crianças são, de facto, uma bênção do Senhor, e os pais devem criá-las para O amarem, obedecerem e tornarem-se testemunhas do Senhor, que traz paz e alegria às famílias.

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário