É verdade que Satanás foi um anjo e foi expulso do Céu?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A história é verdadeira — que Satanás foi outrora um anjo chamado Lúcifer e que foi expulso do Céu por causa da sua maldade? Será isto realmente credível? – D. G.
Resposta: Lúcifer (que significa “estrela da manhã” em hebraico) era um anjo criado para glorificar Deus, mas este não era o papel que ele desejava. O anseio do seu coração era ser a autoridade suprema; ele queria sentar-se no trono de Deus e governar o universo.
O livro de Isaías regista: “Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao Céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” (Isaías 14:12–14).
Quando Lúcifer afirmou o seu desejo de ser mais do que Deus, ocorreu uma grande rebelião. Muitos anjos juntaram-se a Lúcifer e tornaram-se seu exército rebelde. Satanás não perdeu nenhuma das suas capacidades de sedução quando se tornou o príncipe caído. Ele levou consigo o seu encanto, as suas subtilezas e os seus planos astutos para usar contra nós.
Quando tomou a decisão de combater Deus até ao fim, levou consigo a sua hoste de anjos rebeldes como soldados de combate. O campo de batalha é conhecido como Terra.
O seu plano é captar-nos, e ele sabe exactamente que tipo de “isca” nos atrairá. Ele sabe como somos, e atacará precisamente nos nossos pontos mais fracos. É por isso que a Bíblia nos avisa para estarmos atentos e não darmos lugar ao diabo nas nossas vidas (ver Efésios 4:27). Não devemos ser enganados por Satanás e pelas suas mentiras. Antes, devemos permanecer perto de Cristo – porque quanto mais perto estivermos d’Ele, mais longe estaremos do diabo!
- Billy Graham



