Como posso encorajar os futuros finalistas a fazer escolhas sábias?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Sou conselheiro Cristão numa escola secundária e a minha responsabilidade é ajudar a orientar os alunos para as suas áreas de interesse, de modo a que possam tomar decisões sábias em relação aos estudos superiores. Como posso encorajá-los a fazer escolhas sábias? – C.C.
Resposta: Os jovens adultos de hoje estão diante de um grande gigante chamado vocação. Há muitas possibilidades a considerar! Perguntam: “O que farei da minha vida depois da universidade?” Muitos já viajaram, já foram entretidos até à exaustão e já experimentaram quase todas as emoções possíveis — até algumas experiências que nunca deveriam ter tido!
As distrações que impedem que aprendam a ser responsáveis são infinitas e, muitas vezes, levam ao tédio. Com a cultura acelerada, mergulhada na obsessão pelas redes sociais, torna-se quase impossível concentrarem-se. A facilidade de comunicar com qualquer pessoa num instante impede muitas vezes de se aprender a arte de planear. Também pode abafar a voz do Senhor, que deseja guiar-nos pelo melhor caminho da vida.
Um amigo meu costumava dizer: “O principal é manter o principal como principal!” Ter múltiplas competências pode ser útil, mas também pode impedir muitos de manterem os olhos fixos no que é mais importante. Para os crentes em Cristo, o principal é obedecer ao Senhor em todas as coisas e estar disponível para o que Ele colocar no nosso caminho.
David, o jovem pastor, nunca planeou matar um gigante. Ele estava a cuidar do rebanho do pai, mas quando ouviu que ninguém se levantava contra o gigante chamado Golias, ergueu-se, invocou o Senhor e pediu-lhe força e vitória (ver 1 Samuel 17). David estava disponível, obediente e atento — e isso definiu o rumo da sua vida.
- Billy Graham