O que há de errado em querer ter sucesso na vida e acumular coisas para as quais se trabalhou e conquistou?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Gosto de coisas boas e há quem diga que sou ganancioso, mas o que há de mal em querer ter sucesso na vida e acumular coisas para as quais se trabalhou e conquistou? – G.A.
Resposta: A ganância é um desejo irracional ou abrangente de adquirir coisas ou riquezas. Pode assumir todo o tipo de formas (incluindo um desejo ganancioso por dinheiro, possessões, luxo, comida, poder ou qualquer outra coisa).
Um teste para a ganância é que esta nunca está satisfeita. O profeta Isaías disse sobre os gananciosos do seu tempo: “E estes cães são gulosos, não se podem fartar” (Isaías 56:11). Outro teste é que a pessoa gananciosa tem pouca ou nenhuma consideração pelas necessidades dos outros e pode não se importar de magoar os outros ou de se aproveitar dos outros para conseguir ter mais. A sua vida é dominada pelo egoísmo.
A ganância é repetidamente condenada na Bíblia. Um dos Dez Mandamentos declara que não devemos cobiçar a casa do nosso próximo ou qualquer coisa que ele possua (ver Êxodo 20:17). Porque razão tal é verdade? Uma das razões é que uma pessoa gananciosa só se preocupa consigo mesma – e, por isso, não se preocupa com Deus e com a Sua vontade. Um dos escritores de Provérbios orou: “… não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o Senhor?…” (Provérbios 30:8–9).
Não é errado querer trabalhar e ganhar uma vida decente; na verdade, Deus deu-nos trabalho. Mas este desejo legítimo pode facilmente ultrapassar a linha da ganância, especialmente na nossa sociedade materialista. Precisamos de estar blindados à ganância. Mas, acima de tudo, precisamos de ter a certeza de que as nossas vidas estão centradas em Cristo e não nas coisas, pois o Senhor advertiu: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” (Lucas 12:15).
- Billy Graham