A história de um declínio religioso nos anos 1800 deve dar-nos motivos para ter esperança?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A nossa nação está realmente em queda livre, e parece ter piorado com o ataque de 11 de setembro. Muitos líderes da igreja estão a pedir um reavivamento, mas muitos acreditam que é tarde demais e que não temos uma maioria de pessoas preocupadas o suficiente para fazer a diferença para o bem. Nasci em 1930 e lembro-me de ouvir o meu avô falar sobre a história de um declínio religioso nos anos 1800, seguido por um despertar durante a Grande Depressão. Isso deve dar-nos motivos para ter esperança? – R.D.
Resposta: A década de 1850 trouxe aos Estados Unidos da América um declínio acentuado na religião. A descoberta de ouro na Califórnia, bem como uma série de outros desenvolvimentos, afastaram as mentes e os corações das pessoas da religião e levaram-nas para as coisas materiais. A turbulência política ameaçou a desintegração da nação e também preocupou a atenção pública. Um pânico financeiro severo levou a uma preocupação ainda maior.
Em setembro de 1857, um discreto empresário chamado Jeremiah Lanphier decidiu convidar outros empresários para se juntarem a ele numa reunião de oração ao meio-dia uma vez por semana, buscando a obra renovadora do Espírito Santo. Ele distribuiu centenas de panfletos anunciando a reunião, mas no primeiro dia apenas meia dúzia apareceu, reunindo-se nos fundos das instalações de uma igreja. Duas semanas depois, havia 40, e em seis meses cerca de 10.000 estavam a reunir-se diariamente para oração somente na cidade de Nova York. O despertar varreu o país, e em dois anos estima-se que 1 milhão de pessoas professaram fé em Cristo.
Os efeitos do despertar foram profundos, tanto na vida individual, quanto na sociedade. Um bem incalculável veio desse movimento, incluindo o da melhoria social e, mais importante, o da ação evangelística. O despertar espiritual em Nome de Jesus Cristo é a única esperança para a sobrevivência da humanidade.
- Billy Graham