Vou à igreja, mas regresso a casa sozinho e desanimado; é só isto que a vida tem para oferecer?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaO desânimo está a perseguir-me. Não importa para onde me vire, nuvens escuras parecem pairar sobre mim, tornando o meu caminho escuro e sombrio. Vou à igreja, mas regresso a casa sozinho e desanimado. Sinto-me ameaçado no meu trabalho e isso está a afetar a minha saúde, embora ainda seja jovem. É só isto que a vida tem para oferecer? – D.U.

Resposta: A raiz do desânimo é a incredulidade. Talvez sintamos que não estamos a ganhar dinheiro suficiente (não estamos convencidos de que Deus possa suprir e supra todas as nossas necessidades); estamos frustrados no nosso trabalho (recusamo-nos a acreditar que podemos estar satisfeitos em qualquer estado em que nos encontremos); estamos preocupados com os problemas de saúde (não é Deus o grande médico?). Talvez seja a falta de passar tempo na Palavra de Deus e em oração e comunhão com Ele!

     O desânimo é uma grande nuvem que obscurece o calor e a alegria do sol. No caso do desânimo espiritual, o Filho de Deus, o Senhor Jesus, é eclipsado nas nossas vidas. O desânimo cega os nossos olhos para as bênçãos de Deus e faz-nos perceber apenas as circunstâncias desfavoráveis. Tais pensamentos vêm do inimigo.

     Só existe uma forma de dissipar o desânimo, e não é com a nossa própria força ou engenho. A Bíblia diz: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Salmo 27:14).

     O desânimo desaparece muitas vezes quando a pessoa passa tempo de qualidade em oração e no estudo da Palavra de Deus. Tal aumenta a nossa fé e fortalece a nossa determinação. Muitas vezes, quando estendemos a mão aos outros, as nossas circunstâncias não parecem tão más. “O Senhor, pois, é Aquele que vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” (Deuteronómio 31:8).

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 18ABR25
Rir e felicidade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 11 de abril de 2025

Dario Botas 13ABR25
O justo cresce em entendimento

Tema abordado por Dário Botas em 13 de abril de 2025

Carlos Oliveira 11ABR25
O pecado como piada

Tema abordado por Carlos Oliveira em 11 de abril de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - Gálatas

Estudo realizado por David Gomes em 16 de abril de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário