Como posso achar mais fácil orar?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaÉ difícil para mim orar. Eu sou uma pessoa de ação, um realizador – identifico-me com a frase de eu ser o meu próprio comandante. Não me estou a gabar; estou bastante desanimado porque sei que, como Cristão, a minha posição deveria ser a de me humilhar diante do Senhor – e não a de liderar o comando! – D. P.

Resposta: Para o nosso Senhor a oração era tão natural quanto o respirar, e deveria ser o mesmo para nós. Se a oração é parte integrante das nossas vidas, quando surge uma crise já temos preparadas essa linha de comunicação.

     No início, o homem foi moldado para viver em comunhão com Deus e em humilde dependência d’Ele. Quando oramos, estamos a cumprir o propósito de Deus para as nossas vidas, realizando o nosso potencial espiritual. Como alguém disse: “A oração é o uso mais elevado que se pode dar à palavra, ao discurso”.

     O autor britânico William Ernest Henley escreveu “Invictus” (Invicto), que tem sido estudado por estudantes há gerações. O poema expressa sentimentos que parecem muito nobres:

“Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma."

     Tudo isso parece muito corajoso no papel, mas quando a morte levou Margaret, a filha de 6 anos de Henley, ele ficou com o coração partido e começou a perceber que não era o dono do seu destino. Quando ela se aproximou da morte, a sua gabarolice dissipou-se completamente.

     Este tipo de atitude não pode ser a postura do Cristão seja em que situação for, especialmente diante do sofrimento. Não somos os donos do nosso destino, nem como indivíduos nem como nação. Como podem as pessoas orgulhar-se de controlar o seu próprio destino quando não conseguem resolver os problemas da guerra, do racismo, da pobreza, da doença ou do sofrimento? O mundo está a ser levado por uma torrente de acontecimentos. Mas existe um poder disponível para nos apoiar nas grandes crises da vida: o poder da oração.

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário