Como se põe a vida em ordem, como diz a Bíblia?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: O meu marido e eu divorciámo-nos quando os nossos filhos eram pequenos. Agora eles são adolescentes e o meu marido e eu decidimos dar outra chance ao nosso casamento. Nós dois fomos salvos recentemente e estamos a aprender coisas que não sabíamos nos anos passados. Estamos ansiosos por fazer correções e refazer as coisas corretamente. Como se pode colocar as vidas em ordem, como diz a Bíblia? – R.D.
Resposta: Deus instituiu o casamento, a família e o lar onde as lições básicas da vida são aprendidas. O lar deve ser um santuário, um lugar de disciplina, segurança, paz e amor - não tumulto ou confusão. É duvidoso que um lar possa ser verdadeiramente feliz a menos que Cristo seja o centro do lar.
Demora tempo, disciplina, paciência e habilidade colocar uma casa em ordem, mas Deus diz que é algo essencial que não podemos evitar (ver Isaías 38:1). Encontramos instruções sábias em Deuteronômio 6:6–9: “… estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás [ou, ensinarás] aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te… E as escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas.” Esta é uma bela imagem de tornar a Palavra de Deus o centro da vida doméstica e, oh, que diferença isso faz!
A palavra disciplina significa “ensinar”. O ensino tem sido deixado há muito tempo para professores e instrutores. Porém, os pais devem ensinar os seus filhos pelo preceito e pelo exemplo a serem membros amorosos da família, bons cidadãos da comunidade, membros fiéis da igreja e — o mais importante — seguidores obedientes do Senhor Jesus Cristo. Isso agrada a Deus. Os pais têm os seus filhos por escassos curtos anos. Não há investimento maior que possa ser feito do que incutir neles amor pelo Senhor.
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)



