Posso aprender a abrir-me com os outros?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaEu quero ser uma “pessoa do povo”, mas sou introvertido e é difícil para mim abrir-me com os outros. Isto será simplesmente um traço de personalidade? Pode ser mudado? – S. P.

Resposta: Há um velho ditado que diz que nenhum homem é uma ilha. Deus agrada-Se quando vê a humanidade estender a mão a outros necessitados. O Senhor deseja que as pessoas tenham comunhão, para que se desafiem e ajudem umas às outras. Ele deu-nos relacionamentos para nos trazer alegria e compartilhar o Seu amor.

     Embora existam alguns que mantêm pensamentos privados para si, sejam aqueles dolorosos ou alegres, nós fomos criados para precisar dos outros na nossas vidas. Uma canção popular há anos dizia: “As pessoas que precisam de pessoas, são as pessoas mais afortunadas do mundo”. Mas mais do que isso, precisamos do Senhor Jesus Cristo nas nossas vidas.

     Cristo deixou-nos um exemplo para seguirmos “as Suas pisadas” (1 Pedro 2:21). A humanidade clama por consolo na tristeza, luz na escuridão, paz na turbulência, descanso na fadiga e cura na doença. Quando somos consolados e encorajados pelo Senhor, Ele espera que façamos o mesmo com aqueles que cruzam o nosso caminho.

     Todos nós podemos fazer melhor em pedir ajuda a Deus para comunicarmos a Sua consolação aos que precisam de apoio, indicando-lhes o Deus de toda a consolação por meio da Sua palavra – a Bíblia. Somos informados nesta grande biblioteca de livros que Ele é um refúgio para os oprimidos (Salmo 9:9), socorro bem presente na angústia (Salmo 46:1), e que as promessas da Sua Palavra dão vida (Salmo 119:50). Quando nos concentramos nos outros, removemos as nossas mentes de nós mesmos.

     Quando testificamos como Deus nos ajuda nas nossas necessidades, isso demonstra que Cristo satisfaz as mesmas e isso pode falar àqueles que precisam de um toque terno do Salvador. O Senhor Jesus Cristo é o grande Consolador e nós somos instruídos a seguir o Seu exemplo.

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário