Deus ignorará uma resposta desonesta se Ele sabe que o motivo é proteger alguém?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaA sociedade está a afirmar que a verdade pode diferir de acordo com os pontos de vista individuais. Estou diante de um cenário desconfortável no meu negócio, onde sei que há irregularidades, e tenho evidênciasdas mesmas. Se me pedirem uma declaração, a verdade pode ferir alguém e posso até perder o meu emprego. Como sou Cristão, Deus ignorará uma resposta desonesta se souber que o meu motivo é proteger alguém? – T. D.

Resposta: É sempre errado ser desonesto; a desonestidade nunca é justificada. Deus não aprova a mentira, e a consciência de uma pessoa erguer-se-á para condenação mais cedo ou mais tarde. As pessoas têm-se envolvido em práticas comerciais desonestas de todo o tipo, fazendo uso de canais legítimos para aumentar o seu rendimento à custa da empresa. Se essas pessoas assaltassem um banco ou uma loja, as testemunhas oculares seriam relutantes em dizer a verdade sabendo que isso poderia mandar os criminosos para a prisão?

     O Cristão tem uma grande obrigação de ser ético e honesto em todas as coisas, mesmo às vezes com risco pessoal. É nas situações difíceis que as qualidades de um Cristão são vistas. Eles podem passar despercebidos em condições normais, mas quando a crise chega, os atributos distintivos do povo de Deus revelam-se.

     Para o verdadeiro Cristão, não há duplo padrão. A ética da fé cristã está claramente expressa em Lucas 3:10-14. Nada menos do que a honestidade absoluta tem a aprovação de Deus. O colapso moral do nosso tempo deve-se ao facto de basearmos a nossa moral nos costumes sociais e não na Palavra de Deus, que nos dá, só por si, o padrão absoluto. A Bíblia diz: “não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1 João 3:18). Devemos fazer o nosso trabalho com honestidade e integridade. Este é o padrão moral de Deus. Pode ser difícil, mas é muito melhor fazer o que está certo do que fazer o que está errado.

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário