Porque é que as pessoas recorrem ao insulto, procurando sempre faltas nos outros?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: A sociedade perdeu muito no ano passado e parece que há mais cinismo, mais ódio e mais infelicidade em geral. Porque é que as pessoas recorrem ao insulto, procurando sempre encontrar faltas nos outros? - D.D.

Resposta: Muitas pessoas são rápidas em desferir golpes mortais, mas lentas no uso de terapêuticas que curem. As duras críticas de outras pessoas e as avaliações injustas dos que nos cercam ferem dolorosamente. A condenação injusta dos outros tem um efeito bumerangue. Quando fazemos acusações vingativas na esperança de magoar os outros, descobrimos que nos ferimos mais a nós mesmos.

     Muitas pessoas estão em conflito hoje porque se afastam com a sua própria amargura e palavras duras dirigidas aos que podem precisar de uma palavra amável. Muitas pessoas passam a vida inteira com um peso nos ombros, carregando mágoas e ressentimentos por coisas que foram ditas ou feitas décadas antes. Como um veneno, a sua amargura tornou miserável não apenas as suas próprias vidas, como também as vidas dos que as rodeiam. Nunca aprenderam o segredo do perdão e da tolerância.

     A Bíblia alerta-nos para estarmos alerta “Tendo cuidado de que … nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hebreus 12:15). Mansidão e tolerância são “essenciais” se quisermos viver em sociedade em harmonia e desenvolver lares, famílias e amizades saudáveis. Embora os Cristãos devam dizer sempre a verdade, devemos fazê-lo com amor. A Bíblia diz-nos: “Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens” (Tito 3:2).

     Deus quer ajudar-nos a superar a amargura que sentimos e somos lembrados de que “… Ele nos gerou, pela palavra da verdade … todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1:18-19).

- Billy Graham

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário