Como posso reforçar a minha força em momentos de cansaço?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Estou a cuidar dos meus pais idosos e estou a achar difícil permanecer forte, mas quero ser-lhes fiel e confortá-los na sua tristeza e dor, porque eles passaram a vida a ajudar outras pessoas. Como posso reforçar a minha força em momentos de cansaço? - P.C.

Resposta: A Bíblia está cheia de passagens sobre o consolar ou confortar os outros, tratando-se de um ministério que Deus certamente abençoa. Cuidar dos idosos é bíblico, principalmente cuidar dos pais idosos. "Sirva, pois, a Tua benignidade para me consolar, segundo a Palavra que deste ao teu servo" (Salmo 119: 76).

     É um facto inegável que geralmente aqueles que mais sofreram são os mais capazes de confortar as outras pessoas que estão a passar por sofrimento. Eles sabem o que é sofrer e compreendem mais do que os outros o que uma pessoa que sofre está a passar - física, emocional e espiritualmente. Eles são capazes de se identificar e simpatizar com as aflições dos outros por causa do que experimentaram nas suas próprias vidas. Quando somos um consolo e encorajamento para os outros, geralmente sentimos o consolo retornar a nós muitas vezes. Deus abençoa aqueles que confortam os outros e as Escrituras mandam-nos levar “as cargas uns dos outros” (Gálatas 6:2).

     Os nossos sofrimentos podem ser difíceis e árduos de suportar, mas estes ensinam-nos lições que, por sua vez, nos equipam e nos permitem ajudar os outros. A nossa atitude em relação ao sofrimento não deve ser: "Cerra os dentes e aguenta firme", esperando que isso passe o mais rápido possível. Em vez disso, o nosso objetivo deve ser aprender tudo o que pudermos do que somos chamados a suportar, para que, quando chegar a nossa vez, possamos consolar e edificar aos outros  (1 Tessalonicenses 5:11 RA).

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário