Devo deixar o meu trabalho, tendo um empregador antiético?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta:  O meu trabalho é gratificante para mim, mas o meu empregador anda a pedir-me para fazer coisas antiéticas que me deixam desconfortável. Estou a pensar se devo procurar outro emprego antes de ser demitido por insubordinação. O que devo fazer? - D.E.

Resposta: A Bíblia diz que o mal corrompe os bons costumes (1 Coríntios 15:33). A Bíblia também ensina que a pureza da conduta inclui a verdade. A Palavra de Deus ensina que devemos ser verdadeiros e nunca nos preocuparmos com as consequências.

     Quando estamos diante de algo que nos faz fazer concessões, que nos compromete, devemo-nos afastar. No Sermão da Montanha, Jesus repreendeu todo comportamento hipócrita. Devemos ser verdadeiros nos nossos negócios. Todas as declarações falsas da qualidade das nossas mercadorias, todos os pesos e medidas falsos, todos os preenchimentos de contas de despesas, todos os forjamentos de cheques e outros documentos legais e todas as alterações injustas de contas são pecados de falsidade e mentira, indicando falta de pureza.

     O fazendeiro que coloca o seu trigo estragado entre duas camadas de trigo bom quando o leva para o mercado e o fruticultor que coloca as suas melhores frutas em cima das más é desonesto. O turista que falseia um artigo que está sujeito ao imposto de entrada no país e o contribuinte que não fornece todas as informações necessárias são desonestos. Ser puro em conduta também inclui honestidade e integridade no trato com os nossos semelhantes. Um Cristão deve ser conhecido na sua vizinhança ou local de negócios como uma pessoa honesta, alguém em quem se possa confiar e que não fará concessões sob nenhuma circunstância.

     Integridade significa que a nossa vida exterior é consistente com as nossas convicções interiores baseadas na verdade de Deus. Deus abençoa a pessoa íntegra. Ele nunca nos conduz de maneira contrária ao Seu caráter, e quando escolhemos a verdade sobre a pressão dos pares, Ele guia-nos no caminho certo. "Quem anda em sinceridade (ou, com integridade) anda seguro" (Provérbios 10:9).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 08MAI26
Tudo aponta para Jesus Cristo

Tema abordado por Paulo Ferreira em 10 de maio de 2026

Carlos Oliveira 08MAI26
A moeda de maior valor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário