Como “todas as coisas contribuem juntamente”?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta:  Há uma frase que me incomoda e é o dizer de que "todas as coisas contribuem juntamente". Como é que realmente contribuem? - S.P.

Resposta: Existem muitas palavras que as pessoas usam, mas não têm ideia de onde elas vêm. Muitas delas vêm diretamente da Palavra de Deus - a Bíblia – como, por exemplo, "a paciência de Jó".

     A disciplina de Deus revela sabedoria. Horatius Bonar disse: "Que profunda sabedoria têm todos os Seus tratos! Ele sabe exatamente o que precisamos e como supri-lo. O tempo, o modo e o instrumento estão todos de acordo com a perfeita sabedoria de Deus".

     Quando Charles Colson foi enviado para a prisão pela sua participação no escândalo de Watergate, foi a sabedoria de Deus que utilizou sua sentença. Um juiz pode ter sido o instrumento humano através do qual Deus operou, mas o resultado foi o plano de Deus para a vida de um homem que ministrou a milhares dentro e fora das prisões ao redor do mundo. Neste caso, todas as coisas contribuíram juntamente para o bem.

     A sabedoria da disciplina de Deus pode ser obscurecida quando estamos no meio do sofrimento. O capítulo da fé na Bíblia (Hebreus 11) contém uma lista de alguns dos grandes heróis de Deus. Entre eles estão Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José e Moisés. Muitos foram gloriosamente libertados das dificuldades por causa da sua fé, mas apesar disso passaram por dificuldades.

     É isso que significa quando as Escrituras declaram: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que são chamados por Seu decreto" (Romanos 8:28).

     Não percamos o significado desta passagem. Deus ama a humanidade, mas Ele cuida afetuosamente dos Seus; daqueles que O receberam como seu Salvador e andam com Ele na nova vida que Ele dá.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário