Como posso enfrentar os meus amigos intolerantes?

Billy Graham

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Fui feliz em conhecer e receber o Senhor Jesus Cristo como Salvador através da Fellowship of Christian Athletes (Comunhão de Atletas Cristãos). Mas muitos dos meus amigos que se consideram "tolerantes" estão a afastar-se e as minhas amizades estão a enfraquecer. Como posso enfrentá-los? - N.C.

Resposta: Uns vizinhos plantaram uma ameixeira achando que esta esconderia um canto da sua casa. Em vez disso, esta foi atingida por pragas e inclinava-se até os galhos tocarem o solo com qualquer vento forte. Independentemente do quanto a estacaram, esta não resistiu às intempéries. Quando foi examinada, descobriram que a árvore nunca se enraizou porque fora plantada perto de uma calha. As raízes ficaram sempre à superfície, nunca se tendo estendido e aprofundado na terra para encontrar água.

     Compare isso com outra árvore nova plantada num ambiente diferente, mas na mesma propriedade. Esta árvore beneficiava do sol e estendeu-se em busca de água, tendo as suas raízes espaço para crescer - não ficou limitada ao seu meio.

     Depois das nossas raízes da fé serem plantadas no solo fértil da verdade, devemos crescer no entendimento da Palavra de Deus com a ajuda de Seu Espírito, e através da oração e comunhão com outros crentes. Somente tendo raízes profundas podemos suportar as tempestades da vida. Isso prepara-nos para as coisas futuras. Se os crentes permanecerem entrincheirados em coisas que os derrubam ou se estivermos motivados por agradar aos outros, isso irá prejudicar o nosso crescimento e tornar-nos-á ineficazes.

     Não nos devemos plantar num meio que nos faça cair. Precisamos de crescer nas coisas de Deus e aplicar a Sua verdade a tudo o que fazemos. "Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam [ou, a põem em prática]" (Lucas 11:28).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Dário Botas 18AGO26
Porque divir a Bíblia corretamente? (2)

Tema abordado por Dário Botas em 18 de outubro de 2026

Carlos Oliveira 16AGO26
Rir para não chorar

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de outubro de 2026

José Carvalho 11AGO26
Pressa para chegar a lado nenhum

Tema abordado por José Carvalho em 11 de outubro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8,9

Estudo realizado em 14 de outubro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário