O que fazer perante o pensamento de grupo?

Billy Graham

     Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.


Pergunta
: Como professor universitário, sou constantemente confrontado com muitos temas e ideologias que são ensinados na sala de aula. Quando se chega à clareza bíblica relativa a questões em que sou forte, mas sobre tópicos como "pensamento de grupo ou pensamento consensual (comportamento de manada)", não tenho a certeza se se tratam de questões que valha a pena falar. Existem perigos nesta área? - G.T.

Resposta: O sistema educacional certamente abraçou o "pensamento de grupo ou pensamento consensual (comportamento de manada)". O fascínio pela identidade, segurança e aceitação leva-nos a padrões de pensamento, ação e comportamento. Nós tendemos a pensar, agir e falar como os que nos rodeiam. E um dos nossos medos mais arraigados é podermos ser chamados de "outsider" (estranhos, anormais), um conceito que nos últimos anos tem sido tema nas notícias.

     Esse medo conduziu-nos à senda da conformidade e formatou as nossas almas com os pensamentos do homem. Furtou-nos a originalidade e a individualidade, invadindo não apenas a nossa vida secular, como também a nossa vida espiritual.

     Não é fácil romper com o "pensamento de grupo ou pensamento consensual (comportamento de manada)" que permeou a sociedade. É aterrorizante notar como as multidões podem ser influenciadas a acreditar em quase tudo, independentemente de ser verdadeiro ou falso.

     Com o colapso da disciplina no lar e com todas as fontes de divertimento e instrução debitando veneno na vida diária, não é de admirar que as mentes das pessoas estejam aptas a receber tudo, menos a verdade. Porém, o Senhor Jesus Cristo chama-nos para fora do "grupo" e diz-nos: "Segue-me". Ele chama-nos à conformidade de acordo com o Seu padrão, que traz paz aos nossos corações. Cristo pode preencher o vazio e pode restaurar a identidade pessoal e Ele dá-nos a capacidade de pensar como Ele pensa. "… nós temos a mente de Cristo" (1 Coríntios 2:16).

- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Dário Botas 18AGO26
Porque divir a Bíblia corretamente? (2)

Tema abordado por Dário Botas em 18 de outubro de 2026

Carlos Oliveira 16AGO26
Rir para não chorar

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de outubro de 2026

José Carvalho 11AGO26
Pressa para chegar a lado nenhum

Tema abordado por José Carvalho em 11 de outubro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8,9

Estudo realizado em 14 de outubro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário