Como posso impedir, quando oro, que a minha mente vagueie?

Billy Graham Pergunta: Eu sei que devemos orar, e eu procuro fazê-lo, mas muitas vezes, quando estou a orar, a minha mente deriva para outras coisas, ou fico com sono. Eu sei que não é bom, mas como posso evitá-lo? – Srª C.V.R.

Resposta: A oração é um dos nossos maiores privilégios, e também uma das nossas maiores responsabilidades - e é por isso que devemos levá-la muito a sério. Afinal, se o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez da oração uma parte importante da Sua vida, não deveríamos fazer o mesmo?

     Como pode impedir que a sua mente vagueie quando ora? O primeiro passo, creio eu, é perceber a Quem está a orar. Não está a orar a si mesma ou a outra pessoa; está a orar a Deus, o Criador todo-poderoso e glorioso do universo. Se lhe pedissem para falar com o Presidente dos Estados Unidos ou a rainha da Inglaterra, adormeceria ou permitiria que a sua mente vagueasse? Duvido. Quanto maior é Deus! Só Ele é "glorificado em santidade, terrível em louvores" (Êxodo 15:11).

     Depois, quando orar, tome tempo para louvar a Deus e agradecer-Lhe a Sua bondade. Quantas vezes vamos a Deus só com uma lista de coisas que queremos que Ele faça! Mas comece por agradecer-Lhe pelo Seu amor - um amor tão grande que Ele enviou o Seu Filho ao mundo para morrer por si. Agradeça-Lhe também pelas bênçãos que Ele lhe dá todos os dias.

     Adicionalmente, muitos acham que é útil manter uma lista de oração - um registo escrito das pessoas por quem se ora. Isto não só impedirá que a sua mente vagueie, como se irá alegrar quando Deus responder a uma oração específica.

     Dê a Deus os melhores momentos do seu dia. E lembre-se: por causa de Cristo "temos acesso ao Pai" (Efésios 2:18).

- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário