É errado dizer uma pequena mentira?

Billy Graham Pergunta: Todos os anos, algumas pessoas com quem costumávamos trabalhar convidam-nos para comemorar juntos o Dia de Ação de Graças *. Nós temos ido sempre, mas para ser honesta, tememos. Nós quase não conhecemos ninguém, e geralmente eles acabam por discutir política ou algo do género. Seria errado telefonar em cima da hora dizendo que estamos doentes e assim podermos celebrar o Dia de Ação de Graças privadamente? – Srª L.S.

Resposta: Sim, seria errado fazer isso, pois estariam a mentir - e mentir nunca está certo. Isso não só perturbaria os vossos anfitriões, como a longo prazo não resolveriam nada; muito provavelmente eles voltariam a convidar-vos no ano seguinte. Uma das coisas que o Senhor odeia, diz a Bíblia, é "a língua mentirosa" (Provérbios 6:16,l7).

     Vocês têm duas opções, parece-me (diferentes de ir e sentirem-se mal). A primeira opção é aceitar - e, depois, irem com uma atitude positiva. Por outras palavras, pedi a Deus que vos ajude a aproximar e serem amigos dos que irão conhecer. Oferecei-vos para levar alimentos ou ajudar os vossos anfitriões; expressem interesse sincero nos outros; encorajai-os a dizer o que significa para eles Ação de Graças. O Senhor Jesus Cristo disse: " Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9).

     A sua outra opção (se não for tarde demais) é declinar delicadamente o convite, dizendo honestamente que decidiram comemorar este Dia de Ação de Graças como família. Existem outros (talvez na sua igreja), que possam convidar para estar convosco também no Dia de Ação de Graças - pessoas que possam estar sós? A Bíblia diz: "Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade" (Romanos 12:13).

     Acima de tudo, independentemente de onde estejais neste Dia de Ação de Graças, tenham tempo para refletir sobre a bondade de Deus para convosco, e para agradecer-Lhe por todas as Suas bênçãos. Este é o verdadeiro significado do Dia de Ação de Graças.

- Billy Graham
_________________
 * O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão a Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

O dia de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, eram festivais em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida.
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário