Porque é que tenho de ser responsabilizado por Adão e Eva?

Billy Graham Pergunta: Porque é que eu hei-de ser responsabilizado por aquilo que Adão e Eva fizeram há milhares de anos? Eu sei que a Bíblia diz que eles pecaram e que foram julgados, como resultado, mas porque é que Deus me há-de julgar pelo que eles fizeram? - Z.K.

Resposta: Deus não nos julga pelo que outra pessoa fez; nós só somos responsáveis pelo nosso pecado, e ficaremos sós diante de Deus para prestarmos contas do que temos feito. A Bíblia adverte solenemente: "… a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4).

     Está, no entanto, correto quando diz que o pecado de Adão e Eva nos afetou a todos. Eles viviam num mundo perfeito, sem pecado ou imperfeição de qualquer tipo. Além disso, eles experimentavam comunhão ininterrupta com Deus e um com o outro. Mas um dia Satanás tentou-os, e a sua tentação foi muito forte: ele disse-lhes que iriam tornar-se como Deus, se eles tão-somente se voltassem para ele. Num momento de fraqueza, eles acreditaram na mentira de Satanás, e desobedeceram a Deus. O resultado foi catastrófico, trazendo morte e pecado para o seu mundo - e nosso.

     Por que temos que viver com as consequências do que eles fizeram? A razão é porque eles fizeram exatamente o que teríamos feito se estivéssemos no seu lugar. Do mesmo modo que o seu representante no Congresso vota em seu lugar, Adão e Eva "votaram" em nosso lugar. A Bíblia diz: "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram" (Romanos 5:12).

- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário