Posso perder a minha salvação?

Billy Graham Pergunta: Pode-se perder a salvação, depois de, honestamente, se ter confiado em Jesus como único Salvador? Um amigo meu diz que é possível, e outro diz que não. Isso incomoda-me, porque eu creio sinceramente em Jesus, mas eu tenho receio de fazer algo errado e perder eventualmente tudo. - R. J.

Resposta: Não duvido da sinceridade do seu amigo que acredita que podemos perder a nossa salvação, se pecarmos depois de crermos no Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, mas eu respeitosamente discordo. Jesus disse: "Todo o que o Pai me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37).

     Pense nisso desta maneira. Quando uma criança nasce, ele ou ela torna-se parte de uma família. Mesmo que se rebele ou faça algo errado, ainda é membro dessa família, e nada pode acabar com esse relacionamento. E quando cremos em Cristo como nosso Salvador, tornamo-nos membros de uma nova família - a família de Deus. Agora somos Seus filhos, e assim como uma criança terrena fará sempre parte da sua família, assim nós faremos sempre parte da família de Cristo - mesmo que pequemos e nos afastemos d’Ele por um tempo. 

     Porém deixe-me acrescentar dois avisos importantes. O primeiro é um aviso contra a falsa crença - ou seja, assumir que cremos em Cristo, quando realmente não cremos. Muitas pessoas, receio, enquadram-se nesta categoria. São como as plantas de que Jesus avisou, que crescem por um tempo, mas depois murcham e morrem (cf. Lc 8: 4-15). 

     O segundo é um aviso contra permitirmos que o pecado nos controle - mesmo como crentes. O pecado separa-nos de Deus, e tem efeitos devastadores sobre as nossas vidas. Foge do pecado, diz a Bíblia, “… e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão" (1 Timóteo 6:11).

- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário