Como é que o meu primo se desviou de Deus?

Billy Graham Pergunta: Eu realmente pensei que o meu primo tinha decidido mudar a sua vida e começar a seguir Jesus, e ele fê-lo por algum tempo. Mas agora ele voltou ao seu velho modo de vida, e não tem qualquer interesse quer em Deus quer na igreja. O que aconteceu? – Srª E. C.

Resposta: Só Deus sabe a razão do seu primo ter decidido voltar aos seus velhos caminhos. Não é único, porém; muitos dos seguidores de Jesus abandonaram-No porque não estavam dispostos a abrir mão do seu antigo modo de vida. A Bíblia diz: "Desde então muitos dos Seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com Ele" (João 6:66).

     Eu posso apenas imaginar a razão disso poder ter acontecido com o seu primo. Talvez a sua decisão de seguir a Jesus não tivesse sido realmente sincera, ou talvez ninguém o tivesse encorajado ou ajudado a crescer espiritualmente. Jesus contou uma parábola acerca de um agricultor que semeou no seu campo. (Pode lê-la em Lucas 8). Alguma da semente caiu no caminho duro, outra caiu entre rochas, outra caiu entre espinhos - e não produziu nada que perdurasse. Mas houve semente que caiu em solo fértil e produziu uma safra abundante. Isto, disse Jesus, é como a Palavra de Deus quando é pregada, pois nem todos a aceitam.

     Qualquer que seja a razão, eu espero que não deixe de orar pelo seu primo. Deus ainda o ama, e Cristo deu a vida por ele, e isso nunca irá mudar. Deus ainda pode quebrar a dureza do seu coração, convencendo-o do seu pecado e da verdade do Evangelho.

     Além disto, peça a Deus que a ajude a ser uma testemunha para ele ao longo da vida, enquanto viver. Os outros veem Cristo em si – o Seu amor, a Sua paz, a Sua paciência, a Sua pureza? As pessoas podem ignorar as nossas palavras, mas não podem ignorar as nossas vidas.

- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário