A minha irmã deve pedir-me desculpa?

Billy Graham Pergunta: Há cerca de um ano a minha irmã e eu dissemos coisas muito dolorosas uma à outra, e nós não temos falado desde então. Eu pedi-lhe desculpa, mas até agora ela não mostrou nenhuma inclinação para, por sua vez, me pedir desculpa a mim. Ela também não precisa de me pedir desculpa? – Srª Y.J.

Resposta: É claro que ajudaria, se ela o fizesse, (assumindo que ela teve culpa parcial pelo que aconteceu). Mesmo que ela simplesmente dissesse que lamentava as coisas terem saído fora do controlo, isso ainda poderia ajudar a sarar a ruptura entre vós.

     Mas e se ela não se desculpar? Irão continuar a recusar-se a falar uma com a outra o resto das vossas vidas? É claro que espero que não. Afinal, ela pode achar que não tem qualquer razão para pedir desculpa - e mesmo que pense que ela está errada, a ruptura entre vós persistirá se nada mudar. Além disso, o orgulho pode instalar-se no processo; ela pode achar que é difícil admitir que errou.

     Seja qual for a razão, peça a Deus que a ajude a lançar o passado para trás das costas e a tomar todas as medidas que puder para que ela saiba que se preocupa com ela e quer ter um bom relacionamento. Não traga à tona o que aconteceu no passado; isso só irá reabrir velhas feridas. A Bíblia sabiamente diz: "A pessoa sensata controla o seu génio, e a sua grandeza é perdoar quem a ofende" (Provérbios 19:11, NTLH).

     Adicionalmente, peça a Deus que a ajude a proteger a sua língua a fim de evitar problemas como este no futuro. Quase nada nos coloca mais depressa em apuros do que uma língua indisciplinada - mas quase nada traz a cura mais rapidamente do que uma língua guiada pela sabedoria e amor. A Bíblia diz: "Quem fala levianamente fere como espada, mas a língua dos sábios produz a cura" (Provérbios 12:18, TB).

- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário