Porque é que duas pessoas da mesma família enveredam por caminhos diferentes?

Billy Graham Pergunta: O meu irmão rebelou-se contra os nossos pais e contra Deus, quando era adolescente. Agora está na casa dos 50 anos e estragou realmente a sua vida, mas ele não quer sequer falar comigo sobre isso. Porque razão duas pessoas da mesma família tomam caminhos tão diferentes? – Srª K.T.

Resposta: Eu já vi isso acontecer noutras famílias, e gostaria de ter uma resposta, porém não tenho, não na totalidade. Adão e Eva provavelmente interrogaram-se com a mesma questão depois do seu filho rebelde Caim ter matado o seu irmão Abel, que era espiritual (ver Génesis 4:1-16).

     Contudo uma coisa eu sei: o seu irmão é o único responsável pelo caminho que tomou. Ele não pode culpar os vossos pais (embora eles fossem perfeitos); nem pode culpá-la a si ou qualquer outra pessoa. Ele também não pode culpar a Deus pela maneira como ele é (como alguns culpam). Pelo contrário, ele tomou uma decisão consciente de rejeitar os valores dos seus pais, e ele tem que arcar com as conseqüências. A Bíblia avisa solenemente: "A alma que pecar, essa morrerá … e a impiedade do ímpio cairá sobre ele" (Ezequiel 18:20).

     Infelizmente, a vida do seu irmão é uma ilustração trágica da verdade da Bíblia de que colhemos o que semeamos na vida. Deus ama-nos, e Ele não quer que destruamos as nossas vidas - é por isso que Ele nos disse como viver. Mas quando Lhe voltamos as costas e seguimos o nosso próprio caminho, pagamos um preço muito alto em instabilidade e angústia. As palavras da Bíblia são verdadeiras: "… o caminho dos prevaricadores é áspero" (Provérbios 13:15).

     Ore pelo seu irmão, para que Deus quebre o seu orgulho e rebelião, e o ajude a enfrentar a sua necessidade de se arrepender e render a sua vida a Cristo. Sementes plantadas na infância podem levar anos a crescer - mas pela graça de Deus, ainda podem crescer.

- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário