Os Manuscritos do Mar Morto contradizem a Bíblia?

billy-graham.jpg Pergunta: Recentemente, li um interessante artigo de revista sobre a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, há mais de meio século atrás. Será que eles contradizem o que a Bíblia diz? O artigo não referiu nada sobre isso. - B.H.

Resposta: A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto (que foram encontrados há alguns anos atrás, numa série de pequenas cavernas com vista para o Mar Morto, na Terra Santa) continua a ser um dos mais importantes eventos arqueológicos da história recente.

     Os estudiosos concluíram que a maioria dos pergaminhos datam, mais ou menos, de um século, antes de Cristo, e incluem porções de quase todos os livros do Antigo Testamento. Um dos mais importantes manuscritos contém o livro completo de Isaías (um dos maiores livros do Antigo Testamento); outros contêm grandes partes dos Salmos. No entanto, apenas pequenos fragmentos sobreviveram de algum dos outros livros. A razão dos pergaminhos terem sido escondidos não é conhecida, mas os seus proprietários provavelmente temiam que eles estivessem prestes a ser destruídos por um inimigo invasor.

     Não, na verdade os Manuscritos do Mar Morto não contradizem a Bíblia; o oposto é exatamente o caso. Lembre-se: A impressão ainda não tinha sido inventada na época. Portanto, os livros tinham de ser laboriosamente copiados à mão, e precauções especiais tiveram que ser tomadas para evitar que erros fossem introduzidos. Os Manuscritos do Mar Morto ilustram vividamente que essas precauções foram bem sucedidas, de modo que pode confiar que a Bíblia que hoje tem nas suas mãos é precisa.
 
    Ao longo dos séculos, os tiranos e fanáticos deram o seu melhor para destruir a Bíblia - mas sem sucesso. Nunca tome a sua Bíblia como dado adquirido, mas valorize-a e leia-a e faça da sua verdade parte da sua vida todos os dias. Lembre-se da promessa de Jesus: "Passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras não hão de passar" (Lucas 21:33). 
 
- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: 
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário