A nossa tia deve divorciar-se do nosso tio egoísta?

billy-graham.jpg Pergunta: Na nossa família todos sofrem pela minha tia, porque o marido é simplesmente a pessoa mais egoísta que alguma vez conhecemos. Isto está, obviamente, a ser muito duro para ela, e alguns de nós temo-nos mesmo interrogado se não devemos encorajá-la a divorciar-se dele. Será que é errado? – Srª J. McL.

Resposta: Eu espero sinceramente que não estimule a sua tia a divorciar-se do marido, mesmo que ele seja egoísta e de difícil convivência. Jesus disse: "Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).

     Lembre-se que quando sua tia e o seu marido se casaram fizeram um voto diante de Deus de que seriam fiéis um ao outro durante o tempo que vivessem, e Deus leva esse voto muito a sério. Eu receio que hoje nós muitas vezes percamos isto de vista, e olhemos para o casamento como um arranjo fortuito que pode ser terminado sempre que quisermos. Porém, quando o fazemos, pagamos um preço - um preço de insegurança e instabilidade e dificuldades. Eu sei que às vezes a separação torna-se necessária, mas deve ser feito todo esforço para evitá-la.

     O que pode fazer? Primeiro, ore pela sua tia - e também pelo seu marido. Ore não só para que eles consigam conviver um com o outro, como também para que Deus transforme as suas vidas e o seu casamento. E isso pode acontecer, se eles se voltarem para Jesus Cristo, crendo n’Ele como seu Salvador, e O convidarem a tomar o controlo das suas vidas. Deus pode eliminar o nosso egoísmo e insensibilidade, e substituí-los pelo Seu amor e ternura.
 
     Depois, peça a Deus que a ajude a ser amiga da sua tia. As pessoas na situação dela muitas vezes sentem-se isoladas e solitárias, e ela precisa de saber que os outros se preocupam. A Bíblia diz, "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo" (Gálatas 6:2). 
 
- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: 
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário