Como posso ajudar o meu filho mandrião?

billy-graham.jpg

Pergunta: O nosso filho voltou a morar connosco depois da universidade, dizendo que só precisava de um lugar para ficar até poder encontrar emprego. Bem, isso foi há dois anos, e tudo que ele faz agora é ver televisão ou jogar futebol com os seus amigos. Ele nem ajuda em casa. Será que cometemos um erro ao deixá-lo voltar para casa? – Srª P.H.    

Resposta: Não, provavelmente não cometeram nenhum erro ao deixar que o vosso filho voltasse para casa até encontrar um emprego. Afinal, os vossos motivos estavam certos, pois apenas estavam a tentar ajudá-lo.

     Porém cometeram um erro ao deixá-lo prosseguir indefinidamente - particularmente quando se tornou claro que ele estava apenas a tirar proveito de vós e não tinha qualquer intenção de arranjar emprego. E pelo que diz, essa situação provavelmente não se vai alterar; na verdade, pode até piorar à medida que ele cai ainda mais num padrão de vida irresponsável. A Bíblia diz sem rodeios: "… se alguém não quiser trabalhar, não coma também" (2 Tessalonicenses 3:10).

     Esta situação não somente é inconveniente para vós, como estão realmente a prejudicar o vosso filho ao permitir que ela continue. Deus não quer que ele desperdice a sua vida - porém isso pode acontecer facilmente se nada mudar. Mesmo que seja difícil de arranjar trabalho na vossa área, ele deveria, pelo menos, procurar - e ajudar em casa.

     Pode não ser fácil, mas precisam de conversar francamente com o vosso filho e, juntos, definirem algumas metas específicas para ele alcançar. Mais do que isso, orem por ele e encorajem-no a buscar a vontade de Deus para a sua vida. Deus ama-o, e Ele tem um plano perfeito para a vida do vosso filho. A promessa de Deus é verdadeira: "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir …" (Salmo 32:8).

- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário