Deus quer que eu permaneça com o meu marido abusivo?

billy-graham.jpg
Pergunta: O meu marido sempre foi uma pessoa iracunda, mas recentemente tornou-se muito abusivo e violento. Eu até temo pela minha vida e a vida dos nossos filhos. Eu sempre senti que Deus queria que eu aguentasse, mas estou assustada. – Srª R.S.    

Resposta: O meu coração está consigo e os seus filhos e quero assegurar-lhe que Deus sabe tudo sobre sua situação e quer ajudá-la. A promessa de Deus é verdadeira: "Quando passares pelas águas estarei contigo" (Isaías 43:2).

     O que o seu marido está a fazer é muito errado, e Deus não quer que coloque a sua vida e a vida dos seus filhos em perigo. Embora o plano perfeito de Deus é para que o casamento seja um compromisso para toda a vida, nada na Bíblia requer que alguém fique numa situação de risco de vida – de modo algum. O salmista orou: "Livra-me, ó Senhor, do homem mau: guarda-me do homem violento" (Salmo 140:1). Quando a sociedade se corrompe, a Bíblia diz que as pessoas tornam-se " irreconciliáveis... incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons .... Destes afasta-te" (2 Timóteo 3:2-5 ).

     O que é que deve fazer? Eu sugiro que comece por insistir sobre a necessidade de ambos obterem aconselhamento profissional (o seu pastor pode sugerir um conselheiro Cristão de confiança na sua área). Todavia, se ele se recusar, pode ser necessário explorar uma separação legal (e talvez uma proibição de aproximação do agressor, se ele a ameaçar prejudicar ainda mais). Eu não sou jurista, é claro, e por isso deve procurar aconselhamento jurídico sobre estes passos.

     Acima de tudo, peço-lhe que se volte para Cristo e Lhe consagre o seu casamento - e toda a sua vida. Deus ama-a, e embora esteja numa situação difícil, pode confiar o seu futuro nas Suas mãos.

- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 08MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário