Como posso ser menos sensível?

billy-graham.jpg
Pergunta: Recentemente, a minha tia disse-me que eu precisava de deixar de ser tão sensível ao que as pessoas dizem. Ela pensa assim, eu acho, porque admito que fico ficado irritado e magoado com muita facilidade. Mas o que posso fazer quanto a isso? - K.S.    

Resposta: A sua tia preocupa-se consigo, e eu dou graças a Deus por estar a levar as preocupações dela a sério. As pessoas que se ofendem ou irritam constantemente, não só se isolam dos outros, como também passam a vida de modo miserável. Deus não o quer assim!

     Eu não sou psicólogo, é claro, mas ao longo dos anos, tenho notado que as pessoas que se ofendem facilmente, muitas vezes têm falta de confiança em si mesmas. Não só acreditam que todas as críticas que lhes fazem são verdadeiras (mesmo que não sejam), como também suspeitam que as pessoas andam a dizer coisas ruins sobre elas quando na realidade não dizem. A sua hipersensibilidade é uma receita certa para a infelicidade.

     Em vez de se preocupar com o que os outros pensam de si, permita-me que lhe sugira que se interrogue sobre o que Deus pensa de si. Já pensou nisso? A verdade é que é muito especial para Ele. Ele fê-lo; Ele ama-o; Ele quer o melhor para si; Ele quer mesmo que passe a eternidade no céu juntamente com Ele.

     Como é que sei? Eu sei porque Deus enviou o Seu Filho unigénito ao mundo para morrer por si. Se tivesse sido a única pessoa no mundo que precisasse de ser salva, Jesus Cristo ainda teria dado a Sua vida por si. Deus ama-o muito! Peça a Cristo que entre na sua vida hoje, crendo n’Ele como seu Salvador. Depois, peça-Lhe que o ajude a ver-se a si mesmo - e aos outros - do modo como Ele vê. A Bíblia diz: "O entendimento do homem retém a sua ira, e sua glória é passar sobre a transgressão (ou, ignorar as ofensas)" (Provérbios 19:11).

- Billy Graham

Sermões e Estudos

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário